Lula critica conflito entre EUA, Israel e Irã, e aborda preço do diesel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (1º) a guerra dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, classificando o conflito como ‘desnecessário’. Lula afirmou que a justificativa usada pelos dois países sobre o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã é ‘mentirosa’.

Durante uma entrevista ao vivo em Fortaleza, Lula relembrou sua visita ao Irã em 2010, quando tentou mediar um acordo sobre enriquecimento de urânio para fins pacíficos, que foi rejeitado pelos EUA e União Europeia. Segundo ele, não há armas nucleares no Irã e o conflito não deveria ter ocorrido.

Lula também expressou preocupação com a alta do preço do óleo diesel no Brasil, que depende da importação de 30% do que consome. Ele destacou que o governo está monitorando aumentos abusivos e que medidas estão sendo tomadas para conter o encarecimento.

O presidente mencionou que a Petrobras reduziu os preços, mas essa redução não chegou aos consumidores devido à privatização da BR Distribuidora. O governo federal planeja publicar uma medida provisória criando um subsídio ao diesel importado, com desconto de R$ 1,20 por litro, com custo dividido entre a União e os estados.

Os ataques de Estados Unidos e Israel ao Irã completaram um mês, sem perspectiva de acordo para encerrar o conflito. A morte de importantes autoridades iranianas, incluindo o líder supremo Ali Khamenei, foi confirmada. O fechamento do Estreito de Ormuz, controlado pelo Irã, elevou o preço do petróleo em cerca de 50%.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais