Lula e primeiro-ministro da Índia debatem ampliação de parcerias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma conversa telefônica de cerca de 45 minutos com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta quinta-feira. O diálogo, confirmado pelo Palácio do Planalto, focou na ampliação da cooperação bilateral em áreas estratégicas como defesa, comércio, saúde, energia, ciência e tecnologia, além da exploração de minerais críticos, terras raras e produção de biocombustíveis.

Os líderes alinharam os preparativos para a visita de Estado de Lula a Nova Délhi, programada entre 19 e 21 de fevereiro. A viagem, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visa fortalecer as relações comerciais, impulsionar exportações brasileiras e atrair investimentos indianos. O itinerário inclui a participação na Cúpula sobre Inteligência Artificial, um Fórum Empresarial Brasil-Índia e a inauguração do escritório da ApexBrasil em Nova Délhi, o 20º da agência no exterior. A viagem coincide com negociações para ampliar o acordo Mercosul-Índia.

O presidente está apostando muito nesta missão, segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Ele destacou o potencial da Índia, com sua população de cerca de 1,45 bilhão de habitantes, como o maior mercado para o crescimento do comércio exterior brasileiro. Em 2025, o Brasil importou quase 8,5 bilhões de dólares em produtos indianos, enquanto as exportações somaram 7 bilhões de dólares, concentradas em petróleo (30%), açúcar e melaço (15%), gorduras e óleos vegetais (14%) e minério de ferro (6%). Viana enfatizou a necessidade de diversificação, citando oportunidades em óleo combustível, defensivos agrícolas, medicamentos e acessórios automobilísticos.

A agenda também prevê encontros com grandes empresas indianas que investem no Brasil e anunciarão novos aportes para os próximos quatro ou cinco anos. Lula busca envolver a Embrapa e a agricultura familiar brasileira para elevar a produtividade de milhões de pequenos produtores rurais indianos. Quase 200 empresários brasileiros já se inscreveram para acompanhar a comitiva presidencial, custeando suas próprias despesas.

Além dos temas econômicos, Lula e Modi trocaram visões sobre a situação global, reafirmando o compromisso com a reforma das Nações Unidas e seu Conselho de Segurança, a defesa da paz em Gaza, o multilateralismo e a democracia.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Leia mais