Lula sai em defesa do Nordeste e pede a quem tiver “uma gota de sangue nordestino” que não vote em Bolsonaro

Candidato ao Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu a declaração de seu oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que relacionou o melhor desempenho do petista no primeiro turno das eleições no Nordeste ao analfabetismo na região. “Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa este país”, disparou Lula, no discursou em uma caminhada com apoiadores em São Bernardo do Campos (SP), seu berço político. Ele estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Foto: Ricardo Stuckert

“Ontem (quarta-feira), o meu adversário disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto. As pessoas que são analfabetas não são por sua responsabilidade. Elas ficaram analfabetas porque este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”, frisou. “Eles têm de saber que nós, nordestinos, ajudamos a construir cada metro de asfalto deste país. (…) Não queremos ser apenas pedreiros: queremos ser engenheiros (…). Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa este país.”

Em seguida, Lula mandou recado ao adversário. “Ele que vá pegar os votos dos milicianos. Daqueles que mataram Marielle (Franco), daqueles que são responsáveis pelas mortes de milhares de pessoas pela pandemia. Ele que vá pegar o voto da quadrilha chefiada pelo (Fabrício) Queiroz, que ele guardou até agora. Ele que vá pedir voto para aqueles que estão organizando a rachadinha dos seus filhos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro”, enfatizou.

As declarações de Bolsonaro foram dadas numa transmissão ao vivo, na quarta-feira. “Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são os estados? No nosso Nordeste. Não é só a taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos são inferiores nas regiões, porque esses estados no Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT”, alegou, na live.