Home / Brasil e Mundo / Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo

Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo

Neste domingo, 7 de dezembro de 2025, será realizada a prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A aplicação ocorrerá em 228 municípios distribuídos por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com locais disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pela correção e gestão do certame.

Para essa etapa, foram convocadas 42.499 pessoas aprovadas e classificadas na primeira fase objetiva, cujo resultado final já pode ser conferido online mediante CPF e senha da plataforma gov.br. O cartão de confirmação da inscrição, indicando o local exato da prova discursiva, está acessível desde o dia 1º de dezembro no site da FGV.

O exame terá duração diferenciada conforme o nível do cargo: para os candidatos a vagas de nível superior, o teste será das 13h às 16h, enquanto para o nível intermediário, das 13h às 15h. Os portões dos locais de prova fecharão pontualmente às 12h30 (horário de Brasília). A prova deverá ser escrita à mão, usando caneta esferográfica azul ou preta, sendo considerado apenas o texto copiado para a folha definitiva.

No nível superior, a avaliação discursiva consiste em duas questões dissertativas-argumentativas, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. Para os cargos de nível intermediário, haverá uma única redação no mesmo formato, com valor total de 30 pontos. Em ambos os níveis, os textos devem conter até 30 linhas.

O critério de correção para candidatos de nível superior equilibra conhecimentos específicos e domínio da língua portuguesa, cada um correspondendo a 50% da nota final da etapa. Para os de nível intermediário, o desempenho na língua portuguesa é integralmente responsável pela nota, sendo observado o uso correto da norma culta, ortografia, gramática, coerência, coesão e estrutura textual, além da clareza e objetividade na argumentação, conforme disposto no edital do concurso.

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo estruturado para facilitar e uniformizar o processo de seleção de servidores para diferentes órgãos federais, priorizando critérios técnicos e garantindo a impessoalidade na seleção. A prova discursiva faz parte da etapa decisiva para a classificação final dos candidatos, com resultados e eventuais recursos previstos para divulgação nas próximas semanas.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)