Mauricio de Sousa completou 90 anos nesta segunda-feira, dia 27, celebrando uma trajetória que o tornou pai de dez filhos e criador de mais de 400 personagens, dentre os quais destaca-se Mônica, a garota de vestidinho vermelho que carrega seu coelhinho de pelúcia e é a figura mais conhecida da Turma da Mônica. Sua criação marcou gerações, ajudando muitas crianças brasileiras a aprender a ler através de suas histórias em quadrinhos e conquistando um espaço afetivo tão grande que muitos o consideram, carinhosamente, “pai do Brasil”.
A influência de Mauricio vai muito além dos gibis. Sua obra é carregada de mensagens de inclusão, diversidade, respeito e igualdade, valores ressaltados por sua esposa Alice Takeda, diretora-executiva da MSP Estúdios, que falou sobre como a convivência com Mauricio ensinou que não há diferenças de cor, raça ou status. Esse princípio está refletido em suas histórias, que incluem personagens com diferentes habilidades e garantem representatividade para diversas realidades humanas, todas elaboradas com muito amor e dedicação pelas equipes que trabalham na produção das revistas.
Reconhecido pela simplicidade e humanidade, características valorizadas no filme biográfico “Mauricio de Sousa – O Filme”, que foi exibido recentemente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e contou com a presença do próprio Mauricio, a vida do cartunista é marcada pela honestidade e conexão genuína com seu público. O diretor do filme, Pedro Vasconcelos, destaca que ele mantém viva a criança dentro de si, e que essa simplicidade e amorosidade são essenciais, especialmente nos dias atuais.
Sua família também participa ativamente da construção e continuidade do legado. Mauro Sousa, um dos filhos, interpretou seu pai no filme e brinca que Mauricio é um “pai do Brasil”, enquanto Mônica Sousa, inspiração para a personagem homônima e diretora executiva da MSP Estúdios, reforça o compromisso de protagonismo feminino, diversidade e inclusão dentro da empresa e das histórias. Ela destaca como a personagem Mônica evoluiu para simbolizar empoderamento feminino, refletindo força e respeito por si mesma.
A visão futurista de Mauricio permanece firme mesmo aos 90 anos. Ele continua ativo, sugerindo ideias e se mantendo antenado às mudanças sociais e culturais. Segundo sua filha Marina Sousa, ele é um eterno visionário que sempre busca conectar seus personagens com as reais vivências e interesses das novas gerações, e possui uma mente criativa que transforma até as brincadeiras da família em inspirações para histórias.
Mauricio de Sousa construiu, ao longo de mais de seis décadas, um universo rico e plural que atravessa gerações. Com personagens que se tornaram ícones da cultura popular brasileira, sua obra é celebrada não apenas como entretenimento, mas como um importante instrumento educativo e cultural, capaz de refletir e ensinar sobre o Brasil e sua diversidade social. Entre os presentes e homenagens recebidas para os seus 90 anos, estão adaptações para cinema, programas de TV, parques temáticos e uma presença constante na vida de milhões de pessoas por todo o país.

