Home / Brasil e Mundo / Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre tarifa zero

Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre tarifa zero

O governo federal aguarda a conclusão dos estudos técnicos do Ministério da Fazenda para avançar com a implementação da tarifa zero no transporte público, uma das promessas para o próximo ano. Somente após a apresentação desses estudos, o Ministério da Fazenda e o Ministério das Cidades iniciarão a elaboração conjunta de uma proposta de modelo de financiamento para garantir a gratuidade no transporte coletivo. O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a necessidade de um pacto federativo envolvendo União, estados e municípios, no qual todos os entes da Federação compartilhem responsabilidades e contribuam para a solução do financiamento do transporte.

Jader Filho ressaltou que vários municípios já adotam iniciativas de tarifa zero em dias específicos da semana, e essas experiências serão consideradas pelo governo federal para a formulação da política nacional. Segundo o ministro, o modelo atual de financiamento do transporte público é insustentável, conduzindo ao sucateamento do sistema e à diminuição do número de usuários, o que evidencia a urgência de discutir e implementar a tarifa zero.

O ministro afirmou que o país não pode mais adiar esse debate, pois o mundo inteiro já está avançando na discussão sobre gratuidade no transporte público. Ele enfatizou que o Brasil precisa repensar seu sistema de transporte para que ele não onere os usuários, melhore a qualidade do serviço, atraia mais passageiros e contribua para desafogar o trânsito.

Além disso, Jader Filho informou que o Ministério das Cidades empenhou praticamente a totalidade dos R$ 501,4 milhões liberados recentemente pela equipe econômica e que do orçamento total da pasta, de aproximadamente R$ 15 bilhões para o ano, apenas uma pequena parte não foi empenhada, demonstrando o compromisso com a gestão dos recursos para área.

Assim, o avanço da tarifa zero depende do entendimento técnico-financeiro que a Fazenda fornecerá, sustentando um modelo colaborativo e inovador para transformar a mobilidade urbana no país.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)