O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que a Polícia Federal está investigando a origem de notícias falsas divulgadas para confundir ou manipular beneficiários de programas sociais do governo federal.
Dias participou do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde confirmou que boatos e fake news têm circulado na internet, principalmente em redes sociais, sobre supostas mudanças em programas como o Bolsa Família.
Recentemente, uma fake news alegava que o Bolsa Família só continuaria para pessoas com filhos. O ministro desmentiu essa informação, afirmando que não há qualquer condicionalidade nesse sentido, e classificou a ação como criminosa.
Wellington Dias destacou que a rede federal de fiscalização do programa, que inclui a Polícia Federal, foi acionada após a denúncia. Ele reforçou que denúncias podem ser feitas pelo Disque Social 121, uma ligação gratuita.
Durante o programa, Dias também recebeu uma denúncia sobre cobrança irregular de taxas no programa Gás do Povo em Alagoas. Ele pediu que casos assim sejam denunciados pelo canal 121 para que a fiscalização possa agir.
