Home / Brasil e Mundo / Moraes assina carta para intimar Paulo Figueiredo nos Estados Unidos

Moraes assina carta para intimar Paulo Figueiredo nos Estados Unidos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou uma carta rogatória para que o blogueiro Paulo Figueiredo seja intimado nos Estados Unidos. Figueiredo, residente permanente nos EUA há dez anos, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de coação no curso do processo no inquérito sobre o tarifaço imposto às exportações brasileiras. Ele é neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo.

Na carta, Moraes informou que Figueiredo deve apresentar sua defesa no prazo de 15 dias após receber a notificação. A carta rogatória é um procedimento demorado que envolve as diplomacias do Brasil e dos EUA, além de depender da atuação do Judiciário norte-americano.

Paulo Figueiredo e o deputado Eduardo Bolsonaro foram denunciados ao STF pelo mesmo crime. Ambos são investigados por supostamente promoverem sanções contra o Brasil para influenciar o STF a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por sua participação em uma trama golpista. A PGR alega que eles ajudaram a promover “graves sanções” contra o país.

Após a denúncia, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo desqualificaram as acusações e afirmaram que continuarão a trabalhar com “parceiros internacionais” para aplicar novas sanções a autoridades brasileiras.

O tarifaço dos EUA, liderado por Donald Trump, impõe uma tarifa de 50% sobre várias exportações brasileiras, embora alguns produtos, como aeronaves civis, veículos de passageiros e suco de laranja, estejam isentos. Essas medidas têm impactado significativamente a economia brasileira, especialmente em setores estratégicos.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)