Novo vírus é identificado em rebanhos de porcos na China

Novo vírus é identificado em rebanhos de porcos de criadores chineses com potencial de causar uma nova pandemia de gripe.

Segundo pesquisa divulgada nesta segunda (29), pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, uma nova cepa do vírus H1N1, responsável pela pandemia de gripe A em 2009, estaria infectando rebanhos de porcos na China com potencial de contaminação em seres humanos. A pesquisa explica que o vírus G4 sofreu mutação, recombinando seu DNA com o vírus da gripe H1N1, se tornando o novo vírus G4 EA H1N1, com potencial pandêmico, dada suas características e potencial de contaminação.

Imagem de PIRO4D por Pixabay

Os pesquisadores classificam como “preocupante o fato de os trabalhadores suínos apresentarem soroprevalência elevada para o vírus G4. O controle dos vírus G4 EA H1N1 predominantes em porcos e o monitoramento rigoroso em populações humanas, especialmente os trabalhadores da indústria suína, devem ser implementados com urgência“.

Por se tratar de uma nova cepa de vírus influenza, as pessoas podem não ter nenhuma imunidade ao novo vírus, assim como ao SARS COV 2, causador da COVID-19 que já infectou mais de 10 milhões de pessoas no mundo e levou a óbito meio milhão de seres humanos.

Perigo?

Os pesquisadores já descobriram casos de infecção pelo novo vírus G4 EA H1N1 em trabalhadores da indústria suína da China.

A pesquisa gera um alerta, para não esquecermos que outros perigos em potencial e riscos biológicos não deixaram de existir em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. Devemos seguir alertas e vigilantes. Seguir todas as orientações das autoridades de saúde e os protocolos sanitários.

Governo

Assim como no surgimento da pandemia pelo novo coronavírus, o governo Chinês ainda não se pronunciou sobre o estudo divulgado pelos pesquisadores.

Com informações de BBC BRASIL