A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático iniciou, nesta terça-feira (26), na cidade de Cajazeiras, sede da 9ª Região, a etapa do Planejamento Democrático, realizada pós-audiências públicas regionais para tratar sobre as prioridades eleitas nas regiões. O Planejamento será realizado nas 15 cidades sedes, contemplando todas as regiões georçamentárias e segue até o dia 12 de agosto, com a participação do secretário executivo Júnior Caroé, gerentes de acompanhamento e formações, articuladores regionais e equipe administrativa da secretaria.
Nesta quarta-feira (27), será a vez da cidade de Sousa; na quinta (28), em Pombal; na sexta (29), em Catolé do Rocha; no sábado (30), em Itaporanga; segunda (01), em Princesa Isabel; Patos – terça-feira (02); Juazeirinho – quarta (03); Campina Grande – quinta (04); Itabaiana – sábado (06); Mamanguape – segunda (08); Guarabira – terça (09); João Pessoa – quarta (10); Cuité – quinta (11) e Monteiro, na sexta-feira (12).
Dentro da programação estão as apresentações das demandas apresentadas nas audiências públicas regionais, divisão de grupos de conselheiros para dialogar e refletirem quais demandas serão priorizadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2023) e socialização das 30 demandas prioritárias da região, sendo 10 por eixo de política pública.
“O Planejamento Democrático é uma etapa de extrema importância para a construção do orçamento público, pois ela, além de ser o momento de diálogo entre os conselheiros de cada região sobre aquelas prioridades eleitas nas últimas audiências públicas regionais, realizadas nas 14 regiões do Estado, também direciona quais ações o governo deve incrementar para aquelas respectivas comunidades”, informou Júnior Caroé, secretário executivo do Orçamento Democrático.
Júnior Caroé disse ainda que “o Planejamento Democrático é o fechamento de um ciclo de escuta popular, onde a população representante dos 223 municípios paraibanos teve a oportunidade de dialogar diretamente com o governo e eleger prioridades de investimentos para as suas respectivas regiões. O governo realizou este ano 15 audiências públicas, envolvendo a participação de mais de 70 mil pessoas que pontuaram quase 140 mil prioridades de investimentos”, complementou o secretário.
Prioridades eleitas por região:
João Pessoa: saúde, educação e agricultura familiar
Guarabira: educação, habitação e estradas de rodagem
Campina Grande: educação, agricultura familiar e cultura
Juazeirinho: educação, esgotamento sanitário e desenvolvimento humano
Cuité: educação, habitação e abastecimento d´água
Monteiro: habitação, energia renováveis e indústria
Patos: educação, habitação e abastecimento d´água
Itaporanga: educação, habitação e saúde
Catolé do Rocha: educação, abastecimento d´água e habitação
Cajazeiras: educação, estradas de rodagem e saúde
Sousa: educação, saúde e habitação
Princesa Isabel: educação, infraestrutura rural e agricultura e pesca
Itabaiana: saúde, educação e infraestrutura de mercados públicos
Pombal: educação, cultura e agricultura familiar
Mamanguape: educação, habitação e estradas de rodagem