OPINIÃO | Independência ou morte!

Dom Pedro I | Declaração de Independência

Nesta data tão cheia de significado para o nosso país, onde comemoramos 198 anos desde a declaração da independência as margens do rio ou riacho Ipiranga, mais que aproveitar o feriado, é preciso refletir sobre o seu significado e a responsabilidade que todos temos enquanto brasileiros que somos, de preservar nossa soberania frente a nações estrangeiras.

Quando falo em soberania, não me refiro apenas as fronteiras territoriais, não é apenas isso que faz de um território, uma nação. Falo da nossa cultura, dos nossos costumes, da nossa gastronomia, dos nossos hábitos enquanto civilização ocidental e especialmente dos nossos valores sociais.

Somos um país gigante por natureza, nunca nos dividimos entre verdes e amarelos de um lado, e vermelhos de outro. Somos todos brasileiros. Filhos da mesma pátria.

Estão fazendo nossas diferenças parecerem maiores que nossas semelhanças, nos dividindo, nos manipulando e criando uma guerra fratricida em nossa sociedade, que não trará benefícios para nenhum dos lados.

É um jogo de perde/perde. Sem vitoriosos.

Interesses poderosos controlam as variáveis dos nossos destinos, assim como há 198 anos atrás, Dom Pedro I teve a ousadia de declarar o Brasil independente de Portugal, novamente precisamos gritar por nossa independência, afastar a interferência externa que nos leva ao conflito diário, superar nossas diferenças e trabalharmos juntos por um Brasil melhor e mais justo para todos.

Temos muito trabalho pela frente, comemoremos.

Viva aos 198 anos de independência do Brasil!

Por J. Laurentino

Este texto foi recebido por colaboração independente e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal NEGOPB.