A partir desta segunda-feira (1º), o Metrô de São Paulo passou a aceitar o pagamento da tarifa por meio de cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. Essa novidade foi implementada em um projeto piloto que começou nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, com previsão de expansão durante dezembro para as linhas 2-Verde e 15-Prata, com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação. A iniciativa visa avaliar a aceitação dos passageiros e ajustes necessários no sistema.
O pagamento por aproximação pode ser feito com cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo que possuam a tecnologia habilitada, mas, neste primeiro momento, não são aceitos cartões virtuais em smartphones ou smartwatches. Durante o período do piloto, cada cartão poderá ser utilizado para pagar uma única passagem, sendo permitido novo uso após 30 minutos na catraca do metrô, limite que poderá ser revisto após análise dos testes.
Cada estação conta com pelo menos uma catraca exclusiva para pagamento via cartão por aproximação, devidamente sinalizada. Em estações de maior movimento, há promotores identificados para orientar os usuários no uso correto do sistema. Segundo o Metrô, os principais benefícios dessa tecnologia são a rapidez no embarque, pois o pagamento ocorre em segundos, a conveniência por dispensar recargas e uso de dinheiro físico, e a integração com meios digitais.
As estações da Linha 1-Azul que já operam com o sistema incluem Tucuruvi, Parada Inglesa, Santana, Portuguesa-Tietê, Luz, São Bento, Liberdade, Paraíso, e outras. Na Linha 3-Vermelha, contemplam estações como Palmeiras-Barra Funda, República, Sé, Tatuapé, Carrão, e Corinthians-Itaquera, entre outras. Durante o mês, as estações da Linha 2-Verde, como Vila Madalena, Sumaré, Clínicas e Brigadeiro, e da Linha 15-Prata, incluindo São Lucas, Camilo Haddad e São Mateus, também integrarão o projeto.
Essa inovação destaca-se por proporcionar mais agilidade e praticidade para os usuários do Metrô, que até então utilizavam principalmente o Bilhete Único, cartões Top ou QR Code para pagamento. O projeto piloto permitirá ao Metrô aprimorar o sistema para futuras expansões e ajustes conforme o feedback dos passageiros.

