Home / Paraíba / Paraíba sedia 25º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

Paraíba sedia 25º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

Fotos: Alberto Machado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Humano(Sedh), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e a Casa Pequeno Davi, – executora do Programa – está realizando, a partir desta terça-feira (9) até sexta-feira (12), o 25º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), no Centro de Convenções de João Pessoa. O objetivo do evento é analisar o trabalho realizado em 2025 e a definição de estratégias para otimizar e aprimorar as ações a partir de 2026.

Para a coordenadora do Conselho Gestor do PPCAAM na Paraíba, Lorena Monteiro, sediar este evento, que reúne representações de 23 estados é motivo de muita alegria. “Um evento que marca a trajetória do Programa e se consolida como importante estratégia dentro das ações no enfrentamento da violência letal. E nesses quatro dias iremos discutir de forma técnica os avanços e desafios enfrentados pelos estados que atualmente executam o Programa de Proteção. E estamos aqui para reafirmar nosso compromisso e responsabilidade na garantia da proteção à vida”, afirmou Lorena Monteiro.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou que o PPCAAM é um programa fundamental que visa proteger crianças e adolescentes em risco de morte. “Atua salvando vidas e evitando a interrupção do desenvolvimento de crianças que, frequentemente, enfrentam a perda de vínculos afetivos. São jovens em situação de vulnerabilidade, cujo futuro se mostra comprometido pela ausência de um presente seguro. O Governo da Paraíba reconhece a importância de políticas públicas que alcancem essas crianças e a sociedade como um todo, visando promover a proteção da infância e adolescência, garantindo seus direitos e o exercício da cidadania”, explicou.

“A Paraíba promove um encontro com representantes de 23 estados brasileiros para discutir esse programa crucial para a proteção de nossas crianças, adolescentes e jovens. Os dados nacionais sobre a violência contra crianças são alarmantes. Entre 2003 e 2024, houve um aumento significativo de casos de violência intencional, resultando em milhares de mortes de crianças. Essa situação interrompe o futuro e os sonhos dessas crianças. Acreditamos que, através da união de esforços em todo o Brasil, com o fortalecimento das políticas públicas e da rede de proteção, e com um governo comprometido com a vida, será possível mudar essa realidade”, lembrou a secretária.

A secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, avaliou que a reunião anual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes (PPCAAM), realizada este ano em João Pessoa, assume uma importância estratégica fundamental. “O encontro reúne as equipes estaduais, técnicos e consultores, proporcionando um espaço para a análise do trabalho realizado em 2025 e a definição de estratégias para otimizar e aprimorar as ações a partir de 2026”. 

E adiantou: “O evento oferece a oportunidade de reflexão sobre as práticas implementadas, identificando pontos fortes e áreas que necessitam de aprofundamento. É um momento de troca de experiências, aprendizado e aprimoramento, onde os participantes compartilham as melhores práticas de cada estado, visando o cumprimento da nossa missão: proteger crianças e adolescentes em situação de risco e garantir sua sobrevivência durante o período de proteção. Esperamos, com nosso trabalho, possa contribuir para a construção de um Brasil onde a integridade de crianças e adolescentes seja plenamente assegurada”.

Para a coordenadora geral do PPCAAM, Denise Avelino, o 25º Encontro Nacional do Programa é um evento que congrega as equipes executoras estaduais, as equipes das secretarias de igualdade, os profissionais que atuam na rede de atendimento, psicólogos e conselheiros gestores. “Em suma, toda a comunidade do PPCAAM se encontra na Paraíba para debater, refletir, ouvir e trocar experiências sobre o Programa. Pretendemos realizar uma avaliação abrangente do ano, um momento crucial para analisar nossas ações e resultados”, afirmou, comentando que este encontro é dedicado a unir esforços e discutir soluções para os desafios que o programa enfrenta, com o objetivo de oferecer respostas eficazes e relevantes à sociedade brasileira.