Em sessão realizada nesta terça-feira (23), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu, por aclamação, o ministro paraibano Herman Benjamin para presidir a Corte no biênio 2024-2026. A posse do novo presidente e do vice-presidente eleito, Luis Felipe Salomão, está prevista para agosto, quando substituirão os atuais ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes.
Com vasta experiência na área jurídica, Herman Benjamin é natural de Catolé do Rocha, tendo graduação em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Sua trajetória profissional inclui passagens pelo Ministério Público de São Paulo, onde atuou por 24 anos, e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Reconhecido por sua expertise em direito ambiental e direito do consumidor, Benjamin é autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, além de atuar como professor visitante em renomadas instituições de ensino, como as Universidades do Texas e Illinois, nos Estados Unidos, e a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica.
Com a nova gestão, espera-se que o STJ continue desempenhando um papel fundamental na consolidação do Estado Democrático de Direito e na promoção da justiça para todos os brasileiros.