A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares bateu recorde de inscritos, reunindo 2.056 atletas de todas as 27 unidades federativas do Brasil, com idades entre 10 e 18 anos. O maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar será realizado a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O evento será dividido em duas fases distintas: a primeira, de 17 a 21 de novembro, contará com disputas nas modalidades de atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas; já a segunda fase, de 26 a 28 de novembro, terá competições de natação, vôlei sentado, futebol para paralisados cerebrais, judô, badminton, tênis de mesa e bocha.
São Paulo é o estado com o maior número de participantes, com 316 atletas, seguido por Minas Gerais, com 181, e Santa Catarina, que conta com 177 representantes. O evento promove a inclusão e o alto rendimento esportivo escolar para crianças com deficiência, consolidando São Paulo como o principal polo do paradesporto jovem no país.
As Paralimpíadas Escolares são reconhecidas como o maior evento global dedicado ao esporte para estudantes com deficiência e têm sido palco para a revelação de grandes talentos do paradesporto brasileiro, que posteriormente alcançam sucesso em competições internacionais. A programação intensa e diversificada nas duas semanas de competição reforça o compromisso com a promoção da diversidade, inclusão e desenvolvimento esportivo desses jovens atletas.

