Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que farão as provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (16) podem contar com o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, para revisar os conteúdos e aprimorar sua preparação. Lançada pelo Ministério da Educação (MEC), a ferramenta digital está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play, além de poder ser acessada diretamente pelo site oficial.

Para utilizar o Simuladão do Enem, basta acessar a plataforma com o login gov.br, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Após o cadastro, os estudantes têm acesso a uma variedade de recursos que facilitam o estudo e a prática dos conteúdos cobrados no exame. Entre as funcionalidades estão trilhas de estudo segmentadas por complexidade e área do conhecimento, simulados completos com questões de edições anteriores do Enem, além de simulados específicos por campo do conhecimento.

O aplicativo também oferece materiais de reforço, como vídeos e apostilas, e conta com um assistente virtual alimentado por inteligência artificial, capaz de montar planos e cronogramas de estudo personalizados, além de esclarecer dúvidas dos estudantes com base nos conteúdos exclusivos do Enem. As pontuações e conquistas de cada usuário são registradas em um perfil privado, possibilitando o compartilhamento da evolução nas redes sociais para quem desejar.

No domingo (16), os participantes do Enem enfrentarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 18h30, meia hora antes do encerramento do primeiro dia de provas.

Para aqueles que perderam a aplicação do primeiro dia do Enem 2025 por motivos logísticos, como desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, a reaplicação do exame está garantida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, mesmo nesses casos, os candidatos façam o segundo dia de provas. As reaplicações ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, e o prazo para solicitação vai de 17 a 21 de novembro, pela Página do Participante no site do Inep.

Em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o primeiro dia de provas do Enem 2025 está agendado para 30 de novembro e o segundo para 7 de dezembro, garantindo a tranquilidade dos participantes durante o período da conferência.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Marta é indicada ao prêmio de gol mais bonito da temporada da Fifa
Next post Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo no debate ambiental
Fechar
Menu