Pela primeira vez, brasileiro é indicado para chefiar a Interpol

O delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza foi indicado pelo Comitê Executivo da Interpol para ser o próximo Secretário-Geral da Interpol, a Polícia Internacional, com mandato entre 2025 e 2030.

Para o governo brasileiro, a indicação deve se confirmar em novembro, quando ocorrerá a Assembleia Geral da Interpol. Caso Valdecy Urquiza seja aceito, será a primeira vez em 100 anos que um brasileiro chefiará a instituição internacional.

“Estou profundamente grato pela confiança depositada em mim pelos representantes da comunidade policial global ao ser indicado como o próximo Secretário-Geral. Agradeço também à Polícia Federal e as demais instituições governamentais brasileiras pelo apoio fundamental nesta conquista histórica”, declarou Urquiza sobre a indicação.

“O senhor Urquiza impressionou o Comitê Executivo com sua experiência, visão e compromisso com o policiamento internacional. Ele traz experiência significativa de policiamento, como policial sênior no Brasil, ex-membro da equipe da INTERPOL e como vice-presidente da Interpol para as Américas”, disse Ahmed Naser Al-Raisi, atual presidente da Interpol.

Segundo Al-Raisi, o considerável aumento do crime internacional aponta que “o trabalho da Interpol nunca foi tão importante”, de modo que se torna necessária a presença um secretário que atue de maneira neutra em conjunto com os demais países.

O governo federal comentou a indicação afirmando que ela aponta o reconhecimento, por parte da comunidade internacional, da competência da Polícia Federal no combate ao crime.

Foto: Adriano Machado