Polícia Federal investiga vazamento de dados de ministros do STF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Dataleaks, com o objetivo de esclarecer a existência de uma base de dados não oficial contendo informações pessoais e sensíveis de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a PF informou que a organização criminosa é especializada na obtenção, adulteração, comercialização e disseminação ilícita de dados pessoais e sensíveis provenientes de bases governamentais e privadas.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Tocantins e Alagoas. As ordens foram emitidas pelo Supremo Tribunal Federal, onde o ministro Alexandre de Moraes é relator de uma investigação sigilosa sobre o tema.

São investigadas suspeitas de prática dos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto qualificado mediante fraude, corrupção de dados e lavagem de dinheiro.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais