Home / Brasil e Mundo / Porto de São Sebastião será leiloado até abril de 2026, diz ministro

Porto de São Sebastião será leiloado até abril de 2026, diz ministro

O leilão do Porto de São Sebastião, localizado no litoral paulista, está previsto para ser realizado até abril de 2026, conforme anunciou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O projeto envolve o arrendamento da área SSB01, destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos, cargas gerais e contêineres, com a modernização de cerca de 426 mil metros quadrados da área operacional. Estão previstos no projeto a construção de um novo píer de atracação, ampliação do pátio, modernização do sistema de carga e descarga de caminhões, além da dragagem para aprofundamento dos canais de acesso.

A estimativa é que o leilão gere cerca de 5 mil empregos durante a fase de construção e mais 1,3 mil postos de trabalho permanentes durante a operação do porto. O investimento privado previsto chega a aproximadamente R$ 2,5 bilhões, e após as obras, a capacidade do porto poderá alcançar a movimentação de até 4,3 milhões de toneladas por ano, além da capacidade para operar cerca de 1,3 milhão de contêineres anualmente. O modelo do porto multipropósito ainda será definido em reunião futura entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o governo do estado de São Paulo.

Na mesma data, o ministro participou na B3, em São Paulo, de outros dois leilões portuários: o arrendamento do RDJ07 no Porto do Rio de Janeiro, vencido pela Petrobras, e a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Maceió, conquistada pelo consórcio Britto-Macelog II. Ambos os leilões são parte da estratégia do governo federal para modernizar e ampliar a capacidade dos portos brasileiros, promovendo maior eficiência logística e geração de empregos.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)