Home / Brasil e Mundo / Praia Clube e Osasco estreiam terça no Mundial de Clubes de Vôlei

Praia Clube e Osasco estreiam terça no Mundial de Clubes de Vôlei

O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino de 2025 teve início nesta terça-feira (9) no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, reunindo oito equipes de alto nível, entre elas dois times brasileiros: Praia Clube (MG) e Osasco (SP). O clube mineiro, atual campeão sul-americano, abriu a competição enfrentando o Zamalek, do Egito, às 10h, pelo Grupo B. Já o Osasco, campeão da Superliga 2024/25, entrou em quadra às 20h30 contra o Alianza Lima, do Peru, na chave A. A transmissão dos jogos ocorre ao vivo via VBTV, streaming oficial da Federação Internacional de Vôlei.

Além dos brasileiros, a Itália também compete com dois times: o atual tricampeão mundial Conegliano, que conta com a ponteira da seleção brasileira Gabi Guimarães, e o Scandicci, novidade no torneio. Completam o grupo os clubes Zhetysu, do Cazaquistão, e os convidados Orlando Valkyries, dos Estados Unidos, além do campeão africano Zamalek.

A competição está dividida em duas fases: na primeira, os quatro clubes de cada grupo jogam entre si em turno único, e os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, agendadas para o dia 13 de dezembro. A final será disputada no dia 14, às 16h30.

No histórico do Mundial, Osasco busca seu segundo título, após vencer pela primeira vez em 2012, enquanto o Praia Clube almeja sua primeira conquista, tendo alcançado três quartos lugares nas seis participações anteriores. O Brasil soma títulos no torneio com os clubes Sadia (1991) e Sorocaba (1994).

O torneio promete disputas acirradas, com destaque para times italianos fortes e a expectativa de desempenho consistente dos representantes brasileiros, apoiados pelo público paulistano e a transmissão ampla das partidas. A fase de grupos segue até quinta-feira (11), com jogos diários a partir das 10h, abrindo caminho para as semifinais e a decisão do campeonato no domingo.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)