Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Prefeitura de São Caetano do Sul anuncia racionamento noturno de água

A Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou a implantação de um racionamento no abastecimento de água, que será realizado diariamente no período entre 19h e 5h. A medida ocorre em resposta à escassez hídrica que afeta a Região Metropolitana de São Paulo, especialmente em função da baixa precipitação registrada nos últimos meses. O Sistema Cantareira, principal reservatório que abastece a cidade, registrou um volume útil de água de apenas 21,7% nesta segunda-feira (24), segundo boletim da Sabesp, evidenciando o agravamento da crise hídrica.

Desde agosto, a Sabesp vem adotando medidas preventivas em municípios da região para preservar os níveis dos reservatórios diante da diminuição das chuvas, que em agosto representaram menos de um terço da média histórica, estimada em cerca de 30 milímetros para a região. O Sistema Cantareira, que abastece aproximadamente metade da população da Grande São Paulo, opera atualmente em uma faixa de restrição, conforme critérios regulatórios que determinam limites na retirada de água a fim de garantir maior segurança hídrica.

A seca prolongada reflete um cenário de crise grave que se assemelha às condições da crise hídrica de 2014/2015, com volumes armazenados nos reservatórios atingindo os menores patamares em mais de uma década. Para mitigar o impacto, além do racionamento noturno em São Caetano do Sul, a Sabesp vem reduzindo as vazões autorizadas para retirada do sistema Cantareira, medidas essas realizadas em conformidade com as resoluções da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Ademais, há investimentos em obras para captação alternativa de água, como a do Rio Itapanhaú, visando a recuperação da segurança hídrica até 2027.

A adoção do racionamento noturno em São Caetano do Sul é um reflexo da necessidade de conservar os recursos hídricos diante da persistente estiagem e chama atenção para a necessidade de conscientização e adaptação da população ao novo regime de consumo imposto pela crise. A situação permanece sob rigoroso monitoramento, com dados atualizados diariamente pelas autoridades responsáveis.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras
Next post Clementino Fraga realiza seminário e ações de conscientização no Dezembro Vermelho
Fechar
Menu