Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Prêmio internacional reconhece mãe de jovem morto pela polícia do Rio

# Ana Paula Gomes de Oliveira recebe Prêmio Martin Ennals por luta contra violência policial

A defensora de direitos humanos Ana Paula Gomes de Oliveira, 48 anos, recebeu o Prêmio Martin Ennals, considerado o Nobel dos Direitos Humanos. A homenagem reconhece sua atuação na denúncia da violência de Estado e na defesa de mães e familiares de vítimas da letalidade policial.

Moradora da favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, Ana Paula tornou-se referência nacional e internacional após a morte de seu filho Johnatha, em 2014, durante ação policial. O jovem, que tinha 19 anos de idade, foi atingido nas costas por um agente da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) quando se encontrava em meio a um tumulto entre policiais e moradores da favela. O processo continua sem um desfecho, aguardando novo julgamento.

Transformando o luto em luta, Ana Paula cofundou o movimento Mães de Manguinhos, um coletivo de mulheres negras que denuncia o racismo institucional e cobra responsabilização do Estado em casos de homicídios, prisões ilegais e outras violações de direitos. Sua atuação também integra a Rede de Assistência às Vítimas da Violência de Estado (Raave), que oferece apoio psicossocial às famílias e articula propostas de reformas legislativas para prevenir novos casos de violência estatal.

A trajetória de resistência de Ana Paula foi registrada pelo programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, na edição Mães de Luta, veiculada em março deste ano. O trabalho recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog, uma das principais premiações do jornalismo brasileiro. Ana Paula também participou de diversas entrevistas para a Agência Brasil, Radioagência Nacional e Radiojornalismo, integrando o especial e podcast Mães que Lutam, de maio de 2023. Em entrevista exclusiva em 2024, ela afirmou que a luta deu sentido à sua vida.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Em três dias, Cagepa fecha metade dos acordos de indenizações com vítimas do rompimento de reservatório
Next post Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências com foco em peixes
Fechar
Menu