Em uma conversa por telefone realizada nesta sexta-feira, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Claudia Sheinbaum, do México, reforçaram o compromisso de aprofundar a parceria econômica e social entre os dois países. Durante a ligação, Sheinbaum destacou o interesse do México em obter cooperação brasileira para a produção de etanol, combustível estratégico para o país, aproveitando a experiência consolidada do Brasil nesse setor.
A presidente mexicana também manifestou o desejo de contar com informações e experiências do Brasil sobre programas sociais voltados ao combate à fome e à pobreza, áreas em que o Brasil possui referências reconhecidas internacionalmente. Lula, por sua vez, reafirmou o interesse do Brasil em concluir um novo acordo comercial com o México, além de agradecer a recepção dada ao vice-presidente Geraldo Alckmin durante sua visita oficial ao país em agosto.
Na ocasião, Lula compartilhou com Sheinbaum informações sobre os compromissos assumidos durante suas recentes viagens à Indonésia e à Malásia, ressaltando o potencial de cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático. A presidente mexicana informou que o país será representado na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, pela ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Alicia Barcenas.
Ambos os líderes celebraram o momento positivo das relações entre Brasil e México e concordaram em se reunir em breve para discutir novas formas de fortalecer a parceria econômica e social entre os países.

