Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Presidente do Vietnã renuncia em meio a escândalo de corrupção

O presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (20), após apenas um ano no cargo, em meio a um amplo expurgo anticorrupção no país. A renúncia de Thuong, de 53 anos, é um fato incomum no Vietnã, onde as transições de poder costumam ser planejadas com cuidado.

Segundo a Agência de Notícias do Vietnã (VNA), Thuong se declarou culpado de “violações e deficiências” e o comitê central do governante Partido Comunista aceitou sua renúncia. A agência não especificou quais “regulamentos” Thuong violou, mas disse que ele não deu um bom exemplo como chefe de Estado.

“As violações e deficiências do camarada Vo Van Thuong causaram uma opinião pública negativa, afetando a reputação do Partido, do Estado e dele próprio”, disse à VNA.

Thuong assumiu a presidência em 2 de março de 2023, após a repentina renúncia do então presidente Nguyen Xuan Phuc. Antes de Phuc, apenas um presidente do Partido Comunista havia renunciado, e por motivos de saúde.

O Vietnã é governado pelo Partido Comunista desde o fim da Guerra do Vietnã, em 1975. O presidente é o chefe de Estado, mas o poder real está com o secretário-geral do partido, Nguyen Phu Trong, que é considerado o líder da campanha anticorrupção em curso no país.

A renúncia de Thuong é vista como um sinal de que a campanha anticorrupção do governo vietnamita está ganhando força. A medida é muito popular entre os vietnamitas, que há muito tempo se queixam da corrupção no país.

Ainda não há informações sobre quem irá suceder Thuong como presidente do Vietnã.

Previous post China adverte EUA para não se envolverem no Mar do Sul da China
Next post Delator revela nome de mandantes do assassinato de Marielle Franco
Fechar
Menu