Home / Brasil e Mundo / Preso nono suspeito de participar da morte do ex-delegado Ruy Ferraz

Preso nono suspeito de participar da morte do ex-delegado Ruy Ferraz

O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu na sexta-feira (24) um homem de 38 anos suspeito de envolvimento na morte do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes. O suspeito, identificado como Paulo Henrique Caetano Sales, apelidado de PH, foi detido no Jardim Shangrilá, zona sul da capital paulista. Ele é dono de uma das casas em Praia Grande utilizadas pelos criminosos para planejar o assassinato do ex-delegado, ocorrido em 15 de setembro na mesma cidade costeira.

Ruy Ferraz Fontes, com mais de 40 anos de carreira na polícia, foi executado após ser perseguido por um veículo com homens fortemente armados. Durante a fuga, o ex-delegado bateu o carro em um ônibus e foi morto a tiros de fuzil. Imagens de câmeras de segurança registraram o ataque, que teve cerca de 21 disparos, atingindo o veículo da vítima 29 vezes. Investigadores encontram indícios do uso de dois tipos de fuzis, calibres 556 e 762, no crime. Ferraz era conhecido por operar contra lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) nos anos 2000, e a polícia investiga possível ligação da facção criminosa com o assassinato.

Até o momento, nove suspeitos foram presos, dois continuam foragidos, e um suspeito morreu em confronto com a polícia no Paraná. Um dos homens envolvidos, Umberto Alberto Gomes, que também tinha participação na elaboração do plano, foi localizado após terem sido encontradas suas digitais em uma das casas usadas pelos criminosos e morreu durante uma operação policial.

Além de sua carreira policial, Ruy Ferraz exercia o cargo de secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande. As investigações prosseguem para esclarecer os motivos do crime e possíveis conexões com o crime organizado e interesses escusos nas licitações da cidade. A polícia mantém esforços conjuntos para capturar os foragidos e elucidar todos os detalhes da execução.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)