‘Procon-JP vai às aulas 2024’ inicia curso sobre Direito do Consumidor para 2.400 alunos da Rede Pública Municipal

A versão 2024 do Programa ‘Procon-JP vai às aulas’ iniciou as aulas do curso sobre Direitos do Consumidor para os alunos do 9º ano do ensino fundamental II e para os alunos do Ciclo IV do EJA da Rede Pública Municipal da Capital. Todos os contemplados terão direito a uma bolsa de ajuda de custo de R$ 700,00 a ser paga em parcela única ao término do curso. O Programa do Procon-JP já atendeu, desde 2021, mais de 6,6 mil estudantes do município.

A Secretaria Municipal de Educação é responsável pela logística do curso, que tem duração de dois meses, e pelo monitoramento e avaliação das ações acadêmicas, inclusive a frequência obrigatória registrada ao final de cada aula ministrada.

As aulas para os classificados na quarta edição do ‘Procon-JP vai às aulas’ estão sendo ministradas em dezenas de escolas municipais de vários bairros da Capital, aos sábados para os alunos do 9º ano e às quintas-feiras à noite para os alunos do EJA. O curso vai até setembro.

Os estudantes selecionados para a versão 2024 do Programa terão aulas de Noções Básicas de Direitos do Consumidor, Formação em Habilidades Sociais para Negociação de Conflitos, Formação Básica de Negociadores de Conflitos e Formação Básica em Educação Financeira. Todos os módulos terão duração de 10 horas/aula.

Educação para o consumo – O objetivo do ‘Procon-JP vai às aulas’ é capacitar adolescentes, jovens e adultos para que atuem como agentes sociais promovendo e divulgando os direitos do consumidor, além de difundir a educação para o consumo através de ações concretas.

Cidadania – Outra finalidade do Programa é promover a cidadania junto aos alunos, além de incentivar a prática de atividade extra sala de aula dentro do que prevê a grade curricular oficial, estimulando a pesquisa e extensão complementares à formação intelectual dos envolvidos.

Texto: Evanice Gomes