‘Procon-JP vai às Aulas’: lançado programa que formará alunos da Rede Municipal como educadores na defesa do consumidor e dará bolsa de R$ 700

A Prefeitura de João Pessoa, através do Procon-JP e com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lança o programa ‘Procon-JP vai às aulas’, que tem o objetivo de formar alunos da Rede Municipal da Capital para atuar como educadores no direito do consumidor através do projeto de inclusão, destinado aos alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os estudantes contemplados no projeto receberão uma bolsa para ajuda de custo no valor total de R$ 700,00 (dividido em duas de R$ 350,00) por dois meses, tempo de duração do curso. O programa foi lançado pelo prefeito Cícero Lucena, na manhã desta quinta-feira (14), em solenidade no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Foto: Sérgio Lucena

“É uma alegria muito grande colocar em prática esse projeto do Procon-JP de levar cursos aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Vai proporcionar a esses jovens além de colher informação, aprendizado, quer seja na área financeira, na área de legislação, de defesa do consumidor, no processo de conciliação. E com certeza irá ajudá-los a conviver melhor na sua comunidade, com suas famílias e, consequentemente, eles mesmos serem instrutores deste modelo que estamos implementando”, destacou Cícero.

O vice-prefeito Leo Bezerra, que esteve ao lado do prefeito no evento, comemorou o lançamento do projeto e lembrou que foi durante a gestão Cícero que o Procon-JP foi criado.

Foto: Sérgio Lucena

“Para quem não conhecia o trabalho realizado por Cícero Lucena, foi na época da gestão dele que foi criado o Procon-JP. Eu tive a oportunidade de mesmo muito jovem poder acompanhar o seu legado porque meu pai (Hervázio Bezerra) e meu tio (Odon Bezerra), que hoje é vereador, e que faz parte do Procon-JP lá no início, estavam ao seu lado. Eu sou testemunha do carinho que o prefeito tem não só para com o Procon-JP, mas para com toda a cidade”, falou.

As inscrições para o ‘Procon-JP vai às aulas’ ocorrerão no período de 15 a 29 de outubro, através do WhatsApp do Procon-JP (83 98665-0179) ou do site  proconjp.pb.gov.br. O curso, que terá a duração de dois meses, será realizado nas escolas do município de 15 de novembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022. “O estudante entra em nosso Whatsapp e preenche um formulário que será encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela seleção dos alunos”, explicou o secretário Rougger Guerra.

Para participar do Projeto ‘Procon Vai às aulas’, além de estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Pública Municipal, o aluno deve mostrar bom desempenho acadêmico, que é também o critério que servirá para a classificação final caso o número de inscritos ultrapasse as 850 vagas. Rougger Guerra ressaltou que o projeto conta com a parceria fundamental da Secretaria Municipal de Educação, que será a responsável pela seleção final e disponibilizará os espaços físicos para o curso.

A solenidade contou a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, da primeira-dama Lauremília Lucena, do líder do Governo na Câmara Municipal, Bruno Farias, dos vereadores Fernando Milanez, Tarcísio Jardim e Toinho Pé de Aço, do juiz Antônio Carneiro, além dos secretários de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares; de Comunicação, Marcos Vinícius; e de Educação, América Castro.

Ajuda de custo – Um ponto que merece destaque é a bolsa de R$ 350,00 que cada estudante selecionado vai receber por dois meses, tempo de duração do curso, perfazendo um total de R$ 700,00. “Sabemos que a crise econômica causada pela pandemia afeta principalmente as famílias de baixa renda nas periferias e, certamente, essas bolsas vão ajudar no orçamento doméstico neste final de ano. O Procon-JP aposta na união de forças e em projetos que ampliem a interação e tragam retorno para a sociedade”, disse Rougger Guerra.  

Mediação de conflitos – O titular do Procon-JP acrescenta que um dos objetivos do projeto é transformar esses jovens em educadores sociais do consumidor, prontos para mediar conflitos nas comunidades mais vulneráveis. “Além de prepará-los e capacitá-los para o ingresso na vida adulta, no mercado de trabalho, na cidadania e na transformação direta da sua comunidade”.

O secretário acrescenta que o projeto tem um grande apelo social de inclusão dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, dando-lhes a oportunidade de abrir caminhos para atividades futuras, inclusive despertando para o lado profissional. “O curso trará atividades pedagógicas que promovem habilidades para desenvolver empatia e usar a comunicação na cultura da pacificação social nos bairros periféricos de João Pessoa”.

A formação – Mas, como funcionará o ‘Procon-JP Vai às aulas’? Após a seleção, os jovens serão organizados em grupos (preferencialmente por região ou escola municipal) e começarão a receber a formação através de curso específico com disciplinas organizadas em três módulos, com 10 horas/aula cada, utilizando os espaços disponibilizados na própria escola. O projeto também conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Trabalho e Renda – Para ele, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também terá grande importância na efetivação dos objetivos do ‘Procon-JP Vai às Aulas’ pois agregará ao alunos, cursos e capacitação voltados para educação financeira e primeiro emprego, dando um exponencial ganho de qualidade ao projeto e transformando-o em algo ainda maior, e de longo prazo.

Subsídio para o Procon-JP – Rougger Guerra comenta que o projeto é bom para todos os envolvidos. “Durante a execução do projeto, serão desenvolvidas pesquisas, com os resultados podendo subsidiar a Secretaria no planejamento e na realização de ações futuras que visem à defesa dos direitos dos consumidores como, por exemplo, o conhecimento do comportamento de consumidores que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica e, partir daí, desenvolver ações que os beneficiem de forma efetiva dentro de sua própria comunidade”.


Com texto de Allan Hebert e Evanice Gomes | Edição: Andrea Alves