Programa Empreender-PB assina 54 contratos para atender pescadores de Pitimbu e Acaú

O Governo do Estado, por meio do Programa Empreender PB, realizou, na manhã dessa sexta-feira (29), em Pitimbu, assinaturas de 54 contratos para pescadores do município e de Acaú, representando um investimento de aproximadamente R$ 380 mil. Eles agora terão condições para ampliar seu negócio ou adquirir novos equipamentos e melhorar o atendimento. 

Estiveram presentes na solenidade o secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, a prefeita de Pimtibu, Adelma Cristovam, os deputados estaduais Branco Mendes e Eduardo Carneiro, entre outras autoridades da região.

Fabrício Feitosa explicou que o Empreender PB realiza dois formatos de atendimentos: inscrições on-line para o público em geral e arranjos produtivos locais. “Os arranjos produtivos são realizados através das próprias entidades de classes, a exemplo da colônia de pescadores, tanto de Acaú como de Pitimbu, que solicitaram esse atendimento. As parcerias municipais são de suma importância para o desenvolvimento de estratégias para atuação do Empreender PB nos municípios. E para o arranjo produtivo da colônia dos pescadores, nosso objetivo é que esse crédito traga resultados efetivos para todas as pessoas que residem aqui, não só para as pessoas que retiraram crédito, mas para todo o município.”

A prefeita do município de Pitimbu, Adelma Cristovam, ressaltou que o atual momento é de alta estação e a região está recebendo um grande fluxo de turistas, e que esse atendimento traz resultados positivos nesse aspecto: “A maioria dos nossos pescadores tem a sua própria peixaria, e agora eles vão poder ampliar o seu negócio e comprar materiais para melhorar o atendimento ao comércio local. Me alegra muito estar concretizando essa parceria com o Empreender PB, com o Governo do Estado, que vem para fortalecer o desenvolvimento e turismo do município.” 

O deputado estadual Branco Mendes parabenizou a parceria entre o Programa Empreender PB e municípios: “Hoje aqui em Pitimbu se demonstra o valor que tem essas parcerias. Esse atendimento é muito importante, pois vai beneficiar uma economia imprescindível no litoral sul, que é a pesca, que é um instrumento considerável para essa região. Os pescadores poderão aperfeiçoar seus barcos, melhorar a infraestrutura de seus negócios e com isso será valorizada cada vez mais a economia e comércio local. Eu só tenho que parabenizar ao Governo do Estado e ao Empreender PB pela maneira como estão fazendo esse trabalho por toda a Paraíba.”

A assinatura do contrato entra na etapa final do processo de concessão de crédito do Programa, que começa pela inscrição, seguindo para o curso de capacitação e plano de negócios.