O Programa João Pessoa Sustentável, da Prefeitura municipal, realizou, na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Unidade Executora (UEP), reunião de alinhamento com secretarias municipais para fortalecimento das políticas públicas no Complexo Beira Rio, formado por oito comunidades. Participaram equipes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Participação Popular (SEPP), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e de Desenvolvimento Social (Sedes), além do Sine-JP.
Na ocasião, o mapeamento socioeconômico realizado pelo Programa das mais de duas mil famílias do Complexo, com informações sobre grau de escolaridade, pessoas com deficiência, estado civil, problemas crônicos de saúde, dentre outros, foi apresentado aos participantes. A partir desses dados serão traçadas estratégias e definidas políticas públicas que contemplarão os moradores de acordo com as necessidades de cada um. A primeira medida pós-encontro já foi definida: as secretarias darão plantões nas comunidades conforme explica Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável.
“Está sendo planejado o avanço da política pública no território de forma direcionada para o atendimento inicial de plantões diários durante o mês de abril, nos quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos) que envolvem o Complexo. A ideia é que essas políticas contemplem todas as famílias que estão no território e levem para essa população atendimentos do Centro de Referência Especializado de Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), cadastro de mão de obra no Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outros serviços”, disse Joelma Silvestre.
João Pessoa Sustentável – O Programa é orçado em US$ 200 milhões e deve ser executado até 2026. São mais de 90 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal.