PTERÍGIO: Hospital Geral de Taperoá realiza primeiras cirurgias através do ‘Opera Paraíba’

O Hospital Geral de Taperoá deu início, nesta segunda-feira (10), às primeiras cirurgias de remoção de pterígio do programa Opera Paraíba. Durante cinco dias, serão realizados 50 procedimentos, sendo 10 por dia.

O pterígio, conhecido popularmente como carne no olho, é o crescimento do tecido transparente do olho que se difunde em direção à córnea. O tumor é benigno e pode causar irritação e afetar a visão. Quando o tratamento com o uso de colírios não surte efeito, a indicação é a realização de cirurgia, que é minimamente invasiva, rápida e geralmente o paciente vai para casa no mesmo dia.

Aos 63 anos, a agricultora Maria da Guia Silva, da cidade de Taperoá, conta que aguardava pela cirurgia de remoção de pterígio há cinco anos. “Eu já tenho esse problema há cinco anos, mas nunca tinha conseguido fazer a cirurgia porque era muito difícil conseguir pelo SUS. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia pra vir hoje fazer a cirurgia. Espero que melhore muito minha vista, porque ardia e incomodava bastante”, disse.

Além das cirurgias de pterígio, a unidade também está realizando cirurgias de catarata. A previsão é que até a próxima sexta-feira (14) sejam realizados 200 procedimentos, atendendo a população de 18 cidades da região.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressalta o avanço do Opera Paraíba na ampliação de especialidades de cirurgias ofertadas pelo programa. “As cirurgias de retirada de pterígio vêm atender uma demanda da população para o problema, proporcionando assim mais qualidade de vida para os paraibanos. E é esse o objetivo do Opera Paraíba, levar soluções de saúde com qualidade e eficiência a todos que precisam”, destaca.