A Rede Pública Estadual da Paraíba está com quatro escolas entre 50 selecionadas no Prêmio Nacional da Liga STEAM 2024. A iniciativa é promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio da aliança social formada com a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, para reconhecer e valorizar a implementação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades.
Um dos projetos selecionados para ser desenvolvido é o da Escola Cidadã Integral (ECI) Serveliano de Farias Castro da cidade de Caraúbas, no Cariri paraibano, que visa diminuir o uso de carvão nas cozinhas com implantação de fogão e fornos solares. O projeto, intitulado “Preservando a Caatinga: Fornos Solares como Alternativa ao Desmatamento para Produção de Carvão”, foi desenvolvido pelo professor de química Alef Santos e uma equipe de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Visando à sustentabilidade, os estudantes produziram um protótipo de forno solar com materiais alternativos e de baixo custo, permitindo discutir também os aspectos econômicos. Os estudantes utilizaram caixa de papelão, papel alumínio, cola, isopor, placa de vidro. Também estão realizando pesquisas bibliográficas, de campo e entrevistas para entender como e de onde vem os carvões que são usados nas casas das famílias.
“Esse protótipo tem a finalidade de ‘abrir a mente’ dos estudantes para as possibilidades que a área pode oferecer em termos de preservação do meio ambiente, qualidade de vida e aspectos econômicos. Além de conscientizar os estudantes sobre a desertificação do bioma caatinga causado pela derrubada de árvores para uso como carvão e a potencialidade de energias renováveis”, ressaltou o professor Alef.
Da cidade de Taperoá, a EEFM e EJA Félix Daltro, o professor da disciplina de Física, Felipe Sérvulo Maciel, está desenvolvendo com os estudantes da 1ª série, o projeto interdisciplinar que vai envolver os componentes de Física, Arte, Matemática, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa. Com o título ”Uma cidade mais verde é uma cidade preparada para o futuro climático: uma proposta de intervenção comunitária e sustentável por meio da arborização”, o projeto vai trabalhar as temáticas de sustentabilidade, mudanças climáticas e meio ambiente.
Entre as atividades do projeto estão interseções na comunidade como plantar mudas de árvores frutíferas, realizar mutirões de limpeza urbana e do leito do rio, e conscientizar a sociedade sobre as mudanças climáticas e o futuro do planeta. Também serão realizados experimentos científicos como aferição de temperatura em pontos da cidade de Taperoá, entrevistas com moradores sobre os problemas climáticos, realizar oficinas de arte para construir maquetes e modelos de cidades sustentáveis.
“Além disso, queremos fazer parcerias com o poder público para consolidar as ações como exemplo, a criação de uma lei que proíba a poda irregular e queimadas na cidade. Vamos trabalhar também a parte de leitura e escrita em parceria com a professora de Língua Portuguesa e vamos motivar os estudantes a escrever redações e para concursos sobre o tema de mudanças climáticas”, detalhou o professor Felipe.
Já o projeto do professor João Paulo Silva da ECIT José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, está trabalhando com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio o projeto intitulado “Horta Inteligente: Tecnologia Verde para Justiça Climática”.
Outro projeto selecionado pelo Prêmio Nacional da Liga STEAM foi da ECI Imaculada Conceição da cidade de Cabedelo. O professor da disciplina de Química, Eduardo José Machado junto aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram o projeto “Protocolo S.I.R.E.N.E.”. O objetivo de desenvolver um sistema para resposta às enchentes, com abertura automatizada de comportas de barragens e sistemas de alerta sonoro, visual e por SMS para evacuação de áreas de risco. Uma das atividades será a construção de um protótipo da barragem e programar os sistemas de alerta.