O estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 9,6% nos casos de mortes violentas em fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão responsável pelas estatísticas oficiais de criminalidade e ligado ao governo estadual.
Foram registradas 303 mortes no mês, enquanto em fevereiro do ano passado foram 335. O indicador inclui mortes decorrentes de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e por intervenção de agente do Estado.
Os dados do ISP também apontam redução nos principais indicadores de roubo no estado: roubo de rua caiu 17,4%, o menor número para o mês desde 2017; roubo em coletivo caiu 63,3%; roubo a transeunte diminuiu 14,3%; roubo de aparelho celular caiu 11,3%; roubo de veículos reduziu 14,4% e o roubo de carga teve uma queda de 8,2%.
“Mesmo com o aumento da circulação de pessoas nas ruas, observamos redução em importantes indicadores de criminalidade no estado, principalmente nos roubos de rua, que influenciam diretamente na sensação de segurança da população”, explicou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Conforme o instituto, as mortes causadas por agente do Estado caíram 35,4% no período, o menor registro para o mês desde 2016.
No entanto, os casos de estupros cresceram, passando de 435 em fevereiro do ano passado para 471 no mesmo mês deste ano, um aumento de 8%.
Os furtos a pessoas nas ruas também tiveram alta. Em fevereiro deste ano, foram 1.765 registros, contra 1.462 no mesmo período do ano passado, representando uma alta de 21%. Os estelionatos cresceram de 11.836 registros no ano passado para 12.068 em fevereiro último.
