R$ 1 bi em investimentos de parque eólico na PB

O Portal Paraíba Já divulgou reunião que aconteceu nesta quarta-feira (23) no Palácio da Redenção, em João Pessoa, entre o Governo da Paraíba e representantes da EDF Renewables. Segundo a reportagem a empresa irá instalar, a partir do primeiro semestre de 2021, o Parque Eólico Serra do Seridó, nos municípios de Junco do Seridó e Santa Luzia, gerando um investimento inicial de R$ 1 bilhão e cerca de 600 empregos na fase de construção do empreendimento.

A EDF Renewables como o nome sugere é uma empresa que trabalha especificamente com energia renovável em seu portfólio. Um acesso rápido à página “Quem somos” da empresa mostra que a EDF Renewables é uma marca do grupo de mesmo nome, EDF Group, que está presente em mais de 22 países, possui Receita Bruta EBTIDA* de mais de $ 1,3 bilhão de dólares tendo gerado em seus mais de 30 anos de mercado aproximadamente 23,4 TWh (Terawatt-hora)** em energia renovável.

A reportagem do ‘Portal Paraíba Já’ transcreve fala do Governador João Azevêdo, que é engenheiro de formação, e destacou na reunião as potencialidades do Estado Paraíba: “Nós temos um dos melhores índices solarimétricos do Brasil, uma grande capacidade de geração de energia eólica e já temos parques sendo implantados no Estado, além dos investimentos em linhas de transmissão” e ainda pontuando o esforço da Gestão na excelência fiscal do Estado:  “Nós somos o segundo Estado mais competitivo do Nordeste, possuímos rating B junto à Secretaria do Tesouro Nacional, temos um resultado primário positivo e um dos menores endividamentos do Brasil, atestando o nosso quadro de equilíbrio fiscal”, comentou acrescentando ainda que “a Paraíba está de portas abertas para receber novos investimentos e estamos prontos para contribuir da melhor possível”, falou.

Reunião no Palácio da Redenção. Foto: Portal Paraíba Já

Redação NEGOPB


Notas à reportagem:

*Ebitda significa lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Trata-se de um indicador muito usado para analisar empresas de capital aberto. Fonte: BTG Pactual

** Múltiplos: Quilowatt-hora (kWh) equivale a 1.000 Wh ou 3,6×106 joules. Megawatt-hora (MWh) equivale a 1.000.000 Wh ou 3,6×109 joules. Gigawatt-hora (GWh) equivale a 109 Wh ou 3,6×1012 joules. Terawatt-hora (TWh) equivale a 1012 Wh ou 3,6×1015 joules. Fonte: Wikepedia

Previous post Taxímetros em Patos
Next post A embaixador e cônsul dos EUA, João Azevêdo apresenta projetos do Porto de Cabedelo e do estaleiro de Lucena