Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (21) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda referente ao mês de novembro de 2025, que contempla cerca de 214.310 contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco, incluindo aqueles que passaram pela malha fina. O montante total a ser pago soma R$ 494 milhões, com o crédito sendo efetuado no dia 28 de novembro diretamente na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Dentre os beneficiados, aproximadamente R$ 297 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal: idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência física, mental ou doença grave, e profissionais que tenham o magistério como principal fonte de renda. Além disso, 138.164 contribuintes receberão com prioridade especial por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por restituição via Pix. Também fazem parte do lote 23.602 contribuintes não prioritários que regularizaram suas pendências.

A consulta pode ser feita pela internet, na página oficial da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível por meio do aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Caso o contribuinte não esteja entre os contemplados, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e identificar possíveis pendências, que podem ser corrigidas por meio de declaração retificadora.

Se o valor da restituição não for depositado, por exemplo, por conta inativa, o montante fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte deve solicitar o valor diretamente pelo Portal e-CAC. Para facilitar a atualização dos dados bancários e o reagendamento do crédito, o Banco do Brasil oferece atendimento via portal e centrais telefônicas, incluindo um canal especializado para deficientes auditivos.

Essa rodada de restituições contempla também declarações entregues fora do prazo, além de créditos residuais relativos a anos anteriores, refletindo a digitalização dos processos fiscais e as melhorias nos cruzamentos eletrônicos de dados que ampliam a agilidade e a transparência no pagamento dos créditos tributários. O retorno desses valores é importante para o orçamento das famílias brasileiras, especialmente dos grupos prioritários, contribuindo para a segurança econômica e movimentação da economia local.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Ativistas paraenses contam história da Marcha das Mulheres Negras
Next post João Azevêdo prestigia concerto em homenagem aos 80 anos da OSPB e destaca investimentos do Governo na cultura paraibana
Fechar
Menu