Rejeição a Bolsonaro volta a crescer, e apoio chega ao menor patamar desde o início do mandato, diz XP/Ipespe

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) experimentou uma continuidade na deterioração de sua imagem junto ao eleitorado em agosto, movimento que já se arrasta há dez meses. É o que mostra nova rodada da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta terça-feira (17).

De acordo com o levantamento, realizado entre 11 e 14 de agosto, 54% dos eleitores avaliam a atual gestão como ruim ou péssima ‒ uma oscilação ascendente de 2 pontos percentuais em comparação com o mês passado. O indicador está em trajetória de alta desde outubro de 2020, quando atingiu 31%.

Do lado oposto, 23% dos eleitores avaliam o atual governo como ótimo ou bom ‒ oscilação descendente de 2 pontos em comparação com julho deste ano. Trata-se do patamar mais baixo registrado por Bolsonaro desde que se mudou para o Palácio da Alvorada, em janeiro de 2019.

A pesquisa XP/Ipespe contou com 1.000 entrevistas telefônicas, realizadas por operadores com eleitores de todo o país em amostra proporcional à população nacional. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Fonte: Pesquisa XP/Ipespe