Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Ânima revelou que o relacionamento entre professor e aluno influencia fortemente no desenvolvimento de um propósito de vida para os estudantes. O estudo, feito em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), contou com 500 mil respostas de profissionais de educação e estudantes das redes públicas de ensino dos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo. As sondagens foram realizadas em três rodadas, sendo duas em 2023 e a última no ano passado.
O principal achado da pesquisa é que os estudantes que conseguem manter uma relação de confiança com seus professores apresentam melhores indicadores de propósito de vida. O gerente-executivo do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe), Gustavo Mendonça Blanco, destacou que essa conexão é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. Ele também ressaltou a importância da família nesse processo, afirmando que a relação com adultos, tanto dentro quanto fora da escola, é essencial para a construção do propósito de vida dos estudantes.
O estudo mostra que jovens que podem contar com seus professores para falar sobre sentimentos têm uma média de propósito de vida 16% maior em relação àqueles que não contam com esse apoio. Quando se considera o apoio familiar, a média de propósito de vida é 20% maior em comparação aos estudantes que não contam com os familiares para falar de seus sentimentos e emoções.
A pesquisa também abordou a questão da saúde mental, identificando que estudantes que conseguem contar com o professor apresentam uma diferença de até 30% maior no propósito de vida, mesmo quando comparados a colegas com o mesmo indicador de saúde mental. Entre os fatores de risco à saúde mental dos estudantes, estão a pressão dos estudos, o bullying, a pressão para atender padrões de beleza, a situação financeira do lar, o sentimento de solidão e a influência das redes sociais.
Os resultados mostram que as competências socioemocionais são o principal fator que contribui para o desenvolvimento do propósito de vida dos alunos, seguido pela qualidade da relação com o docente, a saúde mental, o apoio da família e as características individuais. A pesquisa também avaliou os professores, destacando que a saúde mental e a autoeficácia são os elementos que mais influenciam no propósito de trabalho e no engajamento dos educadores.
Uma das origens da pesquisa é o projeto Papo de Cabeça, parceria entre o Instituto Ânima e a Fundação Z Zurich, que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e apoia o desenvolvimento de projeto de vida. A iniciativa oferece gratuitamente cursos de pós-graduação e de extensão sobre educação socioemocional para profissionais das redes parceiras. O Instituto Ânima também distribui gratuitamente o jogo Conexões que Cuidam, que busca estimular o autoconhecimento e a autorregulação de alunos dos anos finais do ensino fundamental e dos jovens do ensino médio.
O Instituto Ânima, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, atua em parceria com secretarias estaduais de Educação na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da formação continuada de professores, com programas que já alcançaram mais de 15 mil docentes. A Z Zurich Foundation, parceira do Instituto Ânima, é uma fundação beneficente sediada na Suíça e ocupa o terceiro lugar na lista anual dos principais financiadores filantrópicos globais focados em saúde mental.

