Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Repercussão internacional da prisão do ex-presidente Bolsonaro

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro repercute internacionalmente com destaque nas principais manchetes dos jornais do mundo. A maioria dos veículos enfatiza o contexto da prisão preventiva, o histórico de acusações contra Bolsonaro e os temores em torno de sua possível fuga antes do início da pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe.

The New York Times (NYT)

O NYT traz uma cobertura detalhada da prisão, destacando que Bolsonaro foi detido por receios da polícia de que ele tentasse fugir, após tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica para escapar da pena. A reportagem explica que a sentença está vinculada a um golpe frustrado para manter-se no poder após a derrota eleitoral de 2022. Ainda destaca que o STF classificou como alto o risco de fuga, no contexto de manifestações convocadas por seus apoiadores em frente a casa onde cumpria prisão domiciliar.​

Washington Post

O WP enfatiza que a prisão foi ordenada pela Suprema Corte brasileira, com o juiz afirmando que Bolsonaro planejava fugir pouco antes do início de sua pena. A matéria supre um relato sobre o processo que levou à sentença e o transporte do ex-presidente para a sede da polícia federal em Brasília.

BBC

A BBC destaca prisão preventiva feita para evitar fuga e enfatiza que Bolsonaro enfrenta graves acusações por tentativa de golpe contra o governo eleito. Ressalta o simbolismo do evento em uma das maiores democracias do mundo.

Le Monde

O tradicional jornal francês destaca o risco de fuga que motivou a prisão preventiva, o histórico de prisão domiciliar desde agosto e a condenação de 27 anos por conspiração para impedir a posse do presidente Lula em 2022. A matéria cita os preparativos para manifestações convocadas pelos filhos de Bolsonaro e o monitoramento rigoroso que antecedeu a prisão.

El País

O El País contextualiza o processo judicial no marco da crise política brasileira, destacando a prisão domiciliar imposta por decisão da Suprema Corte e a tentativa frustrada de golpe. A reportagem também mostra as restrições severas aplicadas ao ex-presidente, como a proibição de receber visitantes além dos advogados e o uso de celular.

The Guardian

O jornal britânico The Guardian descreve Jair Bolsonaro como um líder de extrema direita que foi preso preventivamente para evitar uma fuga iminente antes do cumprimento da sentença de prisão decorrente da tentativa de golpe. Destaca ainda a polarização política que marca o Brasil.

Previous post Manifestantes favoráveis e contrários a Bolsonaro fazem atos na PF
Next post Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 10 milhões
Fechar
Menu