Um incêndio de grandes proporções atingiu na madrugada desta quarta-feira (3) um dos pavilhões do Centro Estadual de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), localizado em Irajá, na zona norte da cidade. O fogo começou por volta das 1h30 no Pavilhão 43, inicialmente em uma loja de alimentos, e se espalhou rapidamente para os estabelecimentos vizinhos, muitos deles armazenando materiais altamente inflamáveis, como plásticos, papéis e bebidas. Ao todo, 28 lojas foram destruídas pelas chamas. Apesar da gravidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que não houve registro de feridos.
Na operação de combate ao incêndio, que mobilizou cerca de 110 bombeiros de 15 unidades operacionais, foram utilizadas 31 viaturas e um drone equipado com câmera térmica, ferramenta importante para identificar os focos de calor e auxiliar na estratégia para conter o fogo. A maior dificuldade enfrentada pelas equipes tem sido o acesso aos 28 boxes incendiados, que concentram grande quantidade de materiais altamente combustíveis, o que manteve o incêndio intenso por várias horas.
O Ceasa-RJ, maior central de abastecimento do estado, possui 42 pavilhões com atuação diária e variedade de comércio, principalmente de hortifrutigranjeiros, mas também de outros produtos como bebidas, embalagens, congelados, produtos agrícolas e serviços diversos. Em nota oficial, a direção informou que os pavilhões 43, 44 e parte do 42 permanecem interditados devido aos estragos causados pelo incêndio, enquanto os demais continuam funcionando normalmente. Os prejuízos materiais são ainda incalculáveis, mas considerados de grande magnitude. A causa do incêndio está sob investigação pelas autoridades competentes.
No momento da ocorrência, a operação de combate contou com o apoio de diversas instituições, incluindo a Águas do Rio, CET-Rio, Comlurb e Guarda Municipal, reforçando a mobilização para controlar as chamas e minimizar o impacto da tragédia. Este incêndio é mais um episódio severo na história recente do Ceasa-RJ, que já havia registrado um incêndio importante em outubro de 2022.
O Ceasa é um ponto estratégico para o abastecimento alimentar do Rio de Janeiro e região metropolitana, recebendo diariamente cerca de 60 mil pessoas, entre comerciantes, produtores e consumidores, o que torna o impacto do incêndio ainda mais significativo para a cadeia de suprimentos local. As operações seguem sendo avaliadas para garantir segurança e retomada gradual das atividades na área afetada.

