Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Rio recebe Caravana África Diversa na temporada cultural Brasil-França

Artistas, pesquisadores e grupos de tradições culturais do Brasil e da França se reúnem entre este sábado (22) e a próxima quinta-feira (27) em diversos pontos do Rio de Janeiro para debates, apresentações de espetáculos e trocas sobre artes cênicas e saberes ancestrais. A programação integra a Caravana África Diversa, que chega à capital fluminense como parte das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, além de marcar a realização da primeira Temporada Brasileira na França, iniciativa que celebra a amizade e o intercâmbio cultural entre os dois países.

A edição de 2025 da Caravana será apresentada no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP/Iphan), nos teatros Cacilda Becker e Dulcina, e na BiblioMaison, no centro da cidade. Também está prevista programação no Museu de Arte do Rio, na região portuária. A iniciativa começou em Nantes, na França, entre os dias 6 e 9 de novembro, com atividades realizadas na La Compagnie du Café-Théatre e na Maison de l’Afrique.

A idealizadora e curadora da Caravana África Diversa, Daniele Ramalho, destacou que o objetivo é ocupar não apenas espaços oficiais, como museus e teatros, mas também ruas e centros culturais que normalmente não abraçam esse tipo de programação. “A gente tenta abraçar a cidade inteira, que recebeu as pessoas escravizadas”, afirmou Daniele, ressaltando que o Rio de Janeiro carrega uma forte herança africana e tem papel central na construção da sociedade brasileira.

A diversidade da programação é um dos pontos fortes do evento. Oficinas, mesas redondas, cortejos, contação de histórias, apresentações musicais e performances acontecem em diferentes ambientes, desde salas de aula até quilombos urbanos. “Fazer uma oficina sobre folhas em um quilombo, que tem uma plantação, é bem diferente do que em uma sala de aula. O percurso também transforma o olhar da gente”, comentou Daniele, que esteve acompanhada do curador convidado, o griô Hassane Kouyaté.

A Caravana África Diversa reúne artistas e grupos do Congo, Camarões, Burkina Faso, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, promovendo um diálogo entre culturas e tradições. Entre as atrações estão o solo “Masemba”, de Benjamin Abras, e o show do coletivo afrofuturista Fulu Miziki. O evento também aborda temas como reparação, diversidade cultural, racismo e desigualdades sociais, fortalecendo o debate sobre democracia, meio ambiente e coletividade.

A Rainha Konga, representante de saberes tradicionais, destacou a importância de sair do Brasil e encontrar realidades semelhantes na França, o que amplia a luta por direitos e justiça social. “Como detentora de saberes tradicionais, também estou aqui representando a minha comunidade, fazendo um trabalho espiritual na tentativa de conscientizar politicamente, mas também acordar essa população que está aqui para repensar a sua realidade”, afirmou.

A Caravana África Diversa, em sua sexta edição, já consolidou um espaço de diálogo e troca entre intelectuais negros, artistas e comunidades tradicionais, tanto no Brasil quanto na França. O evento reforça a importância de celebrar e valorizar as contribuições africanas e afrodescendentes para a cultura e a sociedade, além de promover reflexões sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados em ambos os países.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Brasileiras avançam para semifinal do Mundial de vôlei de praia
Next post Guterres apela por transição energética justa e cobra resultado da COP
Fechar
Menu