O município do Rio de Janeiro enfrentou ventos fortes desde o início desta quarta-feira (10) devido à passagem de uma frente fria oriunda do oceano. Segundo dados do Sistema Alerta Rio e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 8h30 da manhã, os ventos atingiram a velocidade de 74,8 km/h na estação do Vidigal, localizada na zona sul da cidade. Além desse registro, outros pontos importantes também tiveram picos intensos, como a estação da Marambaia, onde foram observados ventos de 73,4 km/h entre 8h e 9h e 61,2 km/h entre 7h e 8h.
Devido à intensidade dos ventos, a Guarda Municipal foi acionada pelo Centro de Operações da Prefeitura para trabalhar na Avenida Niemeyer e na Ciclovia Tim Maia, importantes vias da zona sul. Esse protocolo prevê o fechamento preventivo da ciclovia quando os ventos ultrapassam 65 km/h na estação do Vidigal, uma medida para garantir a segurança dos pedestres e ciclistas. A Ciclovia Tim Maia é um trajeto de 9 km que liga o Leblon à Barra da Tijuca, passando por São Conrado e o Elevado do Joá, oferecendo uma vista do mar que, apesar da beleza, fica comprometida diante das condições climáticas adversas.
Na manhã de quarta-feira, uma árvore caiu na Rua Almirante Guilhem, no Leblon, provocando o bloqueio parcial da via próximo à Avenida Ataulfo de Paiva. Equipes dos Bombeiros e da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) trabalharam para remover o obstáculo e desobstruir a pista, com o trânsito sendo desviado temporariamente. A normalização do tráfego ocorreu no início da tarde, evitando maiores transtornos para os motoristas.
A cidade do Rio de Janeiro está em Estágio 1 de alerta climático, com previsão para o dia de ventos moderados a fortes e ocorrência de chuvas fracas a moderadas isoladas durante a tarde, além de chuvas fracas no período da noite. Em decorrência dos ventos fortes, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros orientam a população a evitar se abrigar sob árvores ou coberturas metálicas, evitar esportes ao ar livre, especialmente na água, manter distância de precipícios e locais altos sem proteção e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Na região serrana, a cidade de Petrópolis cancelou shows artísticos programados para os dias 10 e 11 de dezembro no Palácio de Cristal, parte da programação do Natal Imperial, devido aos danos causados pelos ventos na madrugada. A ventania comprometeu a cobertura do palco e equipamentos de som, que precisarão ser substituídos. As demais atrações do evento, como as decorações natalinas e a casinha do Papai Noel, não sofreram danos e permanecem abertas ao público. A organização lamentou o cancelamento, destacando a importância das apresentações para a população e os visitantes.
Esses episódios demonstram a importância da atenção e da preparação da população e das autoridades diante das condições meteorológicas adversas, especialmente em períodos onde sistemas frontais e ciclones extratropicais atuam na região, elevando a intensidade dos ventos e trazendo riscos associados.

