Home / Brasil e Mundo / Rio registra madrugada mais fria da década em outubro

Rio registra madrugada mais fria da década em outubro

A cidade do Rio de Janeiro amanheceu em um frio inesperado nesta terça-feira, dia 21 de outubro, com temperaturas bem abaixo do que os cariocas estão acostumados nesta época do ano. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a temperatura mínima registrada na madrugada foi de 11,3°C às 3h25 na estação Alto da Boa Vista. Essa leitura marca a menor temperatura da década para o mês de outubro em toda a série histórica do órgão de meteorologia da prefeitura do Rio, que começou as medições em 2014.

A aproximação e passagem de uma frente fria continental no último final de semana contribuíram significativamente para o declínio das temperaturas nas últimas madrugadas, assim como o transporte de umidade. Além disso, ventos úmidos vindos do oceano, associados ao posicionamento de um sistema de alta pressão, influenciaram o tempo na cidade, contribuindo para a queda das temperaturas. No entanto, esse fenômeno não é atípico durante a primavera.

Segundo a meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, a primavera é uma estação de transição que ainda apresenta características do inverno em seu início, mas gradualmente assume características de verão. Durante essa estação, os dias ficam mais longos e as noites mais curtas, em relação ao inverno. Ainda há entrada de frentes frias que podem derrubar as temperaturas, além de dias quentes e pancadas de chuva no final do dia.

A partir desta quarta-feira, as temperaturas mínimas devem apresentar uma leve elevação, com redução de nebulosidade durante os dias e temperaturas máximas variando entre 27°C e 30°C. A previsão é de que o sol apareça mais e as tardes se tornem cada vez mais quentes, com uma perspectiva de fim de semana com céu claro e ausência de chuvas significativas.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)