Rússia diz ter tomado posições em cidade estratégica da Ucrânia

O exército russo vem afirmando, desde quarta-feira (3), estar tomando posições na cidade estratégica de Chasiv Yar, localizada na região de Donetsky, no leste da Ucrânia. Trata-se de um avanço importante para Moscou, tendo em vista que a cidade está situada numa região disputada há anos pelos dois adversários.

Nos últimos meses, os russos têm intensificado as manobras militares no front leste da Ucrânia, ao mesmo tempo em que continuam lançando mísseis e drones em alvos da infraestrutura civil, militar e energética dos ucranianos.

Em resposta a esses ataques, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pede, aos seus aliados, munição antiaérea e mísseis de longo alcance, para que possa defender-se, bem como atingir alvos dentro da própria Rússia, o que enfraqueceria sua cadeia logística.

Após a tomada russa de Bakhmut (em Maio do ano passado) e de Avdiidvka (Fevereiro deste ano), duas cidades onde ocorreram batalhas de extrema violência, a possível queda de Chasiv Yar representaria mais um duro revés para Kiev, que tem tido dificuldades em manter o suprimento de munições para as suas tropas.

Enquanto isso, há poucas horas, as Forças Armadas ucranianas declararam ter se retirado de partes de Chasiv Yar.