Saiba como acompanhar o histórico eclipse total do Sol dessa segunda-feira (8)

Amanhã será uma dia marcante para os amantes da astronomia com a ocorrência do tão aguardado eclipse solar total. Embora o Brasil não seja parte do caminho desta fascinante sombra celeste, você poderá acompanhar todos os detalhes ao vivo, graças aos canais de transmissão ao vivo.

Este espetáculo astronômico está marcado para acontecer nesta segunda-feira, 8 de abril. Aqueles que tiverem a sorte de estar na América do Norte terão a oportunidade única de testemunhar o eclipse solar total, que ocorrerá ao longo de uma rota que se estende da costa do México até a costa atlântica do Canadá.

O evento começará às 16h (horário de Brasília), com o início da sombra da Lua sobre o Sol na costa do México, e culminará às 17h (horário de Brasília), quando a sombra se afastar na costa atlântica do Canadá. A duração máxima do eclipse total será de 4 minutos e 28 segundos em uma área específica do território mexicano.

Para os espectadores no Brasil e em outras partes do mundo, não há motivo para perder este momento raro. Vários canais farão transmissão ao vivo, trazendo imagens diretamente do caminho do eclipse, para que você possa desfrutar desse fenômeno cósmico sem sair de casa.

A Nasa, agência espacial norte-americana fará uma transmissão ao vivo, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.

Em português, destacamos a cobertura do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que fará uma cobertura ao vivo com comentários em português.

O canal Space Today, do geofísico Sérgio Sacani, considerado o maior canal de astronomia e divulgação científica do Brasil também fará transmissão ao vivo em português. A equipe do Space Today viajou para Dallas, Texas, EUA, e fará tansmissão ao vivo do evento astronômico! Um eclipse total igual a esse nos EUA só vai voltar a acontecer em 2044. E no Brasil só em 2045. 

Seja qual for a trasmissão que você escolher, não esqueça de ativar o lembrete para não perder nada!

Entendendo o Evento

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, lançando sua sombra sobre uma área específica do planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar. Existem três tipos principais desse fenômeno: parcial, anular e total. Existe também um quarto padrão mais raro, o eclipse solar híbrido.

O eclipse solar total de 8 de abril deste ano será visível em várias regiões da América do Norte, proporcionando a milhões de pessoas a oportunidade de observar o fenômeno, que resultará em uma cobertura quase perfeita da estrela. Infelizmente, não será visível do Brasil.

Comparado ao eclipse de 2017, este evento terá uma faixa de visibilidade mais ampla, abrangendo áreas mais densamente povoadas e permitindo que cerca de 31,6 milhões de pessoas testemunhem o fenômeno, em comparação com os 12 milhões em 2017.

O eclipse de 2024 será mais longo do que o anterior, com a sua totalidade durando cerca de 4 minutos e 26 segundos próximo a Torreón, no México. A atividade solar também estará em um nível mais elevado, o que poderá resultar em serpentes de fogo visíveis na coroa estelar.

Embora estejamos separados pela distância geográfica, o Olhar Digital está comprometido em trazer essa experiência emocionante até você. Não perca a transmissão ao vivo e junte-se a nós para celebrar esse espetáculo cósmico que nos conecta a algo muito maior que nós mesmos.