Saiba quem é Tarciana Medeiros, paraibana e nova presidente do Banco do Brasil

Paraibana Tarciana Medeiros, funcionária do Banco do Brasil há 22 anos, foi escolhida para liderar a instituição financeira. Com 44 anos, ela será a primeira mulher a ocupar esse cargo em 214 anos de existência do banco.

Foto: reprodução Twitter

Medeiros era responsável por dirigir a diretoria de Clientes, onde planejava e coordenava a estratégia comercial e gerenciava a interação com os clientes em canais digitais. Ela é bacharel em Administração de Empresas e possui pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing. O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na sexta-feira (30/12).

Tarciana Paula Gomes Medeiros é natural de Campina Grande. Ela começou sua carreira no Banco do Brasil em 2000, na agência de Posto da Mata, na Bahia. Em 2002, já havia conseguido seu primeiro cargo de gestão. Desde então, ela já atuou em diferentes postos em agências e superintendências nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. De 2013 a 2018, Medeiros foi Superintendente Comercial da BB Seguros, uma das maiores empresas de seguros na América Latina e parte do conglomerado do banco. Em 2018, ela se tornou executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do Banco do Brasil.

Além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Banco do Brasil em 214 anos de existência da instituição, Tarciana Medeiros é nordestina e tem histórico semelhante ao do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que também vem de origem humilde. Medeiros começou sua vida profissional cedo, trabalhando como feirante aos 10 anos de idade, no final dos anos 80. Na década de 90, ela foi professora até conseguir a aprovação no Banco do Brasil, onde começou sua carreira em 2000. A partir deste 1º de janeiro, ela assume o cargo de presidente da instituição.