PH Mocidade e Andréia Caffé, do Terreiro de Crioulo, são os convidados do programa Samba na Gamboa, que vai ao ar neste domingo, às 13h, na TV Brasil. O programa, apresentado pela sambista Teresa Cristina, destaca uma das rodas de samba mais tradicionais e importantes do Rio de Janeiro, celebrando os maiores sucessos do Terreiro de Crioulo, grupo que simboliza resistência cultural, identidade negra e ancestralidade por meio da música.
Fundado em 2012 no bairro de Realengo, o Terreiro de Crioulo reúne cerca de dez músicos sob o comando de PH Mocidade e conta com diversos cantores e cantoras, incluindo Andréia Caffé. Durante o programa, os artistas falam sobre a história da roda de samba e os shows realizados em diferentes regiões do país. Eles também interpretam clássicos que compõem o repertório da roda desde sua criação, como “Sorriso Negro”, “Terreiro de Crioulo”, “Quem Mandou Duvidar”, “Chora Viola”, “O Invocado”, “Dora”, “Santo Errado”, “Brinde ao Cansaço”, “No Mesmo Manto”, “Recado de Fé”, “Minha Arte de Amar” e “Dor de Amor”.
Samba na Gamboa é uma atração original da TV Brasil, que estreou uma nova temporada com Teresa Cristina no comando. Gravado no Teatro Ruth de Souza, em Santa Teresa, o programa reproduz o ambiente de uma praça na Gamboa, bairro histórico do Rio, com plateia ao vivo e uma banda liderada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados na execução do repertório do samba brasileiro. O programa vai ao ar aos domingos às 13h e tem reprise aos sábados às 23h na TV Brasil, além de ser transmitido na Rádio Nacional aos sábados ao meio-dia para toda a rede, com conteúdos exclusivos disponíveis também no aplicativo TV Brasil Play e canal do YouTube da emissora.
Além de destacar o Terreiro de Crioulo, a nova temporada do Samba na Gamboa recebe nomes consagrados do samba, como Áurea Martins, Jorge Aragão, Nei Lopes, entre outros, além de artistas de outros gêneros musicais. O programa valoriza compositores que, apesar de importantes, nem sempre recebem o reconhecimento devido, e também realiza edições especiais em homenagem a ícones da música brasileira, como Arlindo Cruz, Chico Buarque, Paulinho da Viola e vários outros nomes históricos do samba e da MPB.
Samba na Gamboa, com direção de Shirlene Paixão e pesquisa do jornalista Leonardo Bruno, mantém viva a tradição do samba através desse espaço que une gerações e promove a riqueza da cultura musical brasileira em um cenário que mistura música, história e emoção.

