Saúde disponibiliza serviços durante audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual 2024

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual e outros órgãos públicos estaduais, disponibilizará serviços de saúde durante as 16 audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2024, que começam nesta sexta-feira (3), em Cuité, e seguem até o dia 13 de julho, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos. A ação “Aqui Tem Saúde: Feira de Serviços” acontece dentro do “Cidadania Democrática”, evento com o objetivo de ofertar ações e diversos serviços à população durante os dias nos quais serão realizadas as plenárias do ODE, sempre das 8h às 14h.

Em Cuité, nesta sexta-feira (3), os serviços serão disponibilizados na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, na rua Quinze de Novembro, 401-505, no bairro Das Graças; e no sábado (4), em Campina Grande, que sediará a segunda plenária do Orçamento Democrático, será no Sesc Açude Velho, na Rua Paulo de Frontin, bairro Catolé.

Durante o evento “Aqui Tem Saúde: Feira de Serviços” serão ofertados acolhimento e triagem com equipe de enfermagem; atendimento médico com clínicos; atendimento com médicos cirurgiões gerais; cardiologista para realização de risco cirúrgico; exames laboratoriais pré-operatórios; ultrassonografias; marcação de procedimentos eletivos para o Programa Opera Paraíba pela Gerência de Regulação do Estado, além de ações no ônibus do Hemocentro para doação de sangue, castramóvel para o cadastro dos pets e vacinação de influenza. Todos os serviços têm atendimento limitado e serão distribuídas senhas antes do início do atendimento previsto para as 8h.

Para o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, é muito importante a participação da Saúde nas plenárias do ODE. “Durante o evento, levaremos para mais perto da população serviços que já ofertamos, diariamente, em todo estado e vêm obtendo muito sucesso, a exemplo do Opera Paraíba, que vem facilitando o acesso da população às cirurgias, inclusive de alta complexidade, em todas as regiões de saúde”, pontuou.

A feira é uma forma de agilizar os serviços, mas os fluxos permanecem o mesmo da rotina: a população procura a USF mais próxima de sua casa, para ser encaminhada aos serviços especializados. Quanto ao Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias Municipais de Saúde. A demanda é encaminhada para a SES, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Outra opção é por meio da internet, onde o interessado deverá acessar a página do Opera Paraíba, operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo.

Em Cuité, serão ofertadas 20 ultrassonografias; 50 consultas com ortopedista; 80 consultas em clínica geral; 70 consultas para cirurgia geral; 50 riscos cirúrgicos; 200 exames laboratoriais; 40 atendimentos com fisioterapeuta. Já em Campina Grande, serão 60 ultrassonografias; 80 consultas em clínica geral; 70 consultas para cirurgia geral; 50 riscos cirúrgicos; 300 exames laboratoriais e 50 atendimentos em fisioterapia.

O calendário da “Aqui Tem Saúde: Feira de Serviços” segue juntamente com o das audiências do ODE: em Cajazeiras (10 de maio), Sousa (11 de maio), Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Participam da “Cidadania Democrática” Cehap; Detran; Agricultura Familiar; PBTur; Fundac; Procase; Jucep; IPC; Bombeiros; Sudema; Defensoria Pública; Empreender; Cagepa; Sejel; Procon e Secretarias de Estado da Educação e Desenvolvimento Humano.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.