O programa Sem Censura, da TV Brasil, já está no clima do Carnaval com uma série de entrevistas especiais e atrações dedicadas à folia. Comandado por Cissa Guimarães, o programa recebe convidados para entrevistas temáticas sobre as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Representantes das agremiações participam da bancada do programa vespertino para um bate-papo aprofundado com análise, contexto histórico e cultural. O jornalista e criador de conteúdo Muka participa como debatedor. A proposta do especial é celebrar a força, a criatividade e a diversidade do maior espetáculo da cultura popular brasileira.
A programação reúne intérpretes, rainhas de bateria, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de ritmistas da bateria das agremiações para performances ao vivo, no palco do Sem Censura, de segunda a quinta, às 16h. Já às sextas, a TV Brasil exibe um compilado com os melhores momentos da semana.
A Portela recorda figuras místicas da negritude gaúcha e a lenda do Negrinho do Pastoreio no Sem Censura com o enredo ‘O Mistério do Príncipe do Bará’. A apresentadora Cissa Guimarães entrevista representantes da Azul e Branco como o carnavalesco André Rodrigues e ritmistas da escola de samba.
Para falar sobre a agremiação da Grande Rio, Cissa Guimarães conversa com o carnavalesco Antônio Gonzaga. O programa também conta com a presença da jornalista Rita Fernandes e a dançarina Preta Nascimento, que oferece um aulão de samba no pé.
Na quarta, a escola de samba Acadêmicos de Niterói tem destaque. A apresentadora recebe Wallace Palhares, presidente da agremiação, e a dupla Tiago Martins e Igor Ricardo, que trazem a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no desfile. A Embaixadores da Alegria também é destaque com Caio Leitão, cofundador da agremiação.
A homenagem ao artista Heitor dos Prazeres serve de mote para a performance da escola de samba Unidos de Vila Isabel. A produção traz para o estúdio os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora e o mestre de bateria Macaco Branco. O artista plástico Vik Muniz também participa do programa.
O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada. O programa é transmitido de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e tem edições especiais toda sexta-feira.
