Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Semdh abre inscrições para o 2º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis da Paraíba

O 2º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis (2º EPPTrans), organizado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana com apoio da Fundação Espaço Cultural, será realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2023, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O evento tem como objetivo discutir as políticas públicas existentes no Estado e em todo o país, levantar questões importantes para a população trans e travesti da Paraíba e fornecer uma plataforma para compartilhar perspectivas sobre essas políticas desde o diagnóstico até a sua implementação e execução. As inscrições gratuitas já estão abertas neste link: https://is.gd/2EPPTRANS

O 1º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis foi realizado em agosto de 2018, reunindo líderes na defesa dos direitos trans, como Amara Moira, Dante Oliver e Lucca Najar. Desde então, o Brasil continua a ser o país mais violento para pessoas trans e travestis pelo 14º ano consecutivo, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). “Diante desse contexto, o 2º EPPTrans busca contribuir para a promoção da cidadania e combate à LGBTQIAPNb+fobia”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

O encontro será organizado em sete eixos temáticos, abrangendo tópicos como saúde, direitos humanos, educação e visibilidade cultural e contará com a participação de grandes nomes locais e nacionais, como a secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat e a presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, doutora honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

“A comunidade LGBTQIAPNb+ na Paraíba tem um forte aliado na Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, que fornece suporte direto por meio da criação e implementação de políticas públicas destinadas a promover a cidadania e combater a LGBTQIAPNb+fobia”, afirma o gerente de Direitos de LGBT da Semdh, Fernando Luiz. 

Segundo a coordenadora do Espaço LGBT de Campina Grande, Laura Brasil, essas políticas incluem a criação de centros de apoio LGBTQIAPNb+, ambulatórios de saúde especializados para pessoas trans e travestis e casas abrigos para aqueles que precisam”, explica Laura Brasil, coordenadora do Espaço LGBT de Campina Grande.

O 2º EPPTrans também tem como objetivo promover diálogos interdisciplinares e horizontais sobre as diversas questões que afetam a sobrevivência, o acesso e a inclusão de pessoas trans e travestis em espaços sociais. Também visa incentivar a participação ativa da sociedade civil em espaços institucionais e destacar a memória e as histórias de pessoas trans e travestis.

Previous post Governo do Estado explica diretrizes da LDO 2024 durante audiência pública em Campina Grande
Next post Cícero Lucena entrega 20 ônibus escolares para transporte de alunos da Rede Municipal
Fechar
Menu