Home / Brasil e Mundo / SP: metrô tem falha nesta terça-feira e causa transtornos à população

SP: metrô tem falha nesta terça-feira e causa transtornos à população

Nesta terça-feira, 21 de outubro, uma falha no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo causou graves transtornos para os usuários. A instabilidade começou por volta das 4h40, resultando em longas paradas dos trens entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro. A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação da linha, reduziu a velocidade dos trens como medida de segurança, o que aumentou os intervalos entre as estações.

Devido ao problema, a transferência gratuita de passageiros foi suspensa em quatro estações: Pinheiros (Linha 9-Esmeralda), Paulista (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (linhas 1-Azul, 10-Turquesa, 11-Coral e o Expresso Aeroporto). Essa medida foi adotada para garantir a segurança dos passageiros. A operação foi paralisada desde o início da manhã, afetando cerca de 700 mil usuários diários da linha.

Para mitigar os efeitos da falha, a ViaQuatro ativou o Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que envolveu o uso de ônibus gratuitos para auxiliar no deslocamento dos passageiros. No entanto, o número de veículos disponibilizados, que inicialmente foi de 24 e mais tarde aumentou para 34, não foi suficiente para atender à demanda, resultando em lotação excessiva de passageiros nos pontos de ônibus e nas estações.

O caos causado pela falha teve um efeito cascata, superlotando outras estações do metrô de São Paulo. Houve relatos de filas imensas e espera de mais de uma hora e meia para conseguir embarcar em um trem ou ônibus. Segundo relatos, a situação permaneceu até mesmo após algumas normalizações, com a situação sendo totalmente normalizada por volta das 11h30. A ViaQuatro continuou trabalhando para restabelecer a operação normal o mais rápido possível.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)