O Brasil não é para principiantes. Frase do imortal poeta Tom Jobim, parece mais atual do que nunca.
Deve ser muito bom viver no “Olimpo”. É o que se pode imaginar que pensam e sentem os membros do Poder Judiciário de nosso país.
Igual deuses, encastelados em palácios, se deleitam enebriados com o próprio poder ao som de arpas e cantos de querubins.
O país? Aquele do mundo real, longe do Olimpo, um caos. Em meio a pandemia, o Sistema de Saúde de vários Estados entrou em colapso.
Pessoas morrendo em filas de UTI, aguardando por uma vaga. Faltam remédios, respiradores, mais profissionais de saúde, mais atenção, mais cuidado. Já são mais de 60 mil vítimas da COVID e 1,5 milhão de infectados.
O Poder Judiciário, que já é o mais caro do mundo, representando quase 1,5% do PIB em despesas, sendo 90% de tudo isso salários, gratificações, auxílios, prêmios, complementos, horas-extras, férias, 13° salário e mordomias, muitas mordomias.
É de se questionar o mérito dessa gente, ou foi tão somente passar em uma prova? Sendo assim, deveríamos corrigir a literatura clássica porque Zeus, Afrodite e até Hades provavelmente eram concurseiros. Depois politiqueiros para alcançar os cargos da segunda instância e Tribunais Superiores. Junto aos Titãs!
Conta-se que, após a nomeação e posse, os novos Deuses eram conduzidos aos seus tronos celestiais para conduzir os destinos da humanidade. E tomar café, trazido por garçom, claro!
A farra está prevista para dia 20/07/2020.
Confira edital na íntegra.
Redação: Por Júnior Laurentino